terça-feira, 26 de abril de 2011

SÃO PAULO TEM OS MAIORES VALORES DE PATROCÍNIO DO FUTEBOL PAULISTA


Esse comparativo da revista Exame mostra a diferença do valor de cada marca do futebol paulista. Note que os clubes tem praticamente o mesmo número de patrocinadores: São Paulo, Palmeiras e Santos tem 4; e Corinthians tem 5 patrocinadores (a imagem não menciona o fornecedor de material esportivo do clube, mas os valores estão incluídos).
Ou seja, o parâmetro é praticamente idêntico, o que assegura a validade da comparação.
Como não poderia deixar de ser, o Santos é o que menos recebe (o valor total, na verdade, é de R$36,5 milhões, pois o cálculo da Exame não considerou o valor pago pela Umbro, de R$ 11 milhões anuais). Apesar de ser um grande clube e muito vitorioso, sua torcida – logo, seu público consumidor – é bem menor do que os demais.
Em seguida temos o Palmeiras, com R$ 41 milhões ao todo. Mas na verdade o valor total é de R$44 milhões, pois o clube recebe R$ 13 milhões anuais da Adidas (quando renovou por 4 anos, recebeu R$ 13 milhões de luvas, e nos próximos anos receberá R$ 9 milhões anuais. Ao todo, temos R$ 49 milhões, o que dá certa de R$ 12 milhões anuais na média).
E por fim, temos os valores de São Paulo e Corinthians, com ligeira vantagem do clube alvinegro. No entanto, note-se que não foi computado o valor do curso Yázigi. Como a manga dos clubes paulistas não vale menos do que R$ 5 milhões, pode-se estimar que o São Paulo é o clube com maior arrecadação com patrocínios do futebol paulista, o que mostra a força da marca do clube e o poder de consumo de sua torcida.
Aqui vale uma observação pertinente: a estimativa da Exame sobre o valor obtido pelo Corinthians está acima do valor real, que, segundo os valores divulgados pela mídia, seria de R$ 44 milhões (R$ 23,5 milhões da Neo Química; R$ 2 milhões da Tim; 2 milhões da Avanço e da Bozzano e R$ 16,5 milhões da Nike), já descontada a parte que cabe ao Ronaldo, que fica com R$ 12,5 milhões, conforme já abordado pelo blog .
Enfim, isso mostra como o São Paulo tem uma imagem extremamente valorizada, graças ao trabalho sério que vem sendo feito nos últimos anos e aos resultados que tem sido obtidos.

fonte: blog do navarro
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário