ESTRUTURA

 Morumbi


Maior estádio particular do Brasil, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, é a casa do São Paulo FC e palco de muitos dos principais eventos esportivos e de entretenimento do continente.
Além de festejar as várias glórias tricolores, o Morumbi já sediou grandes momentos paulistanos, como jogos da Seleção Brasileira, a visita do Papa João Paulo II e shows de grandes artistas como Paul McCartney, U2, Queen, Madonna e Michael Jackson, entre tantos outros.
Atualmente, muito além de uma moderna instalação esportiva, o Morumbi é uma importante e lucrativa unidade de negócios do São Paulo FC. Algumas das maiores empresas do país e do mundo mantêm camarotes corporativos no estádio, que desde 2002 passou a abrigar também o Morumbi Concept Hall, espaço de compras e lazer situado no anel térreo.

  • Breve Histórico
"Se é um sonho, que seja grande!"
Lema da Comissão Pró-Estádio
O maior sonho são-paulino foi projetado pela renomado arquiteto Vilanova Artigas. A construção teve início em 1952 e consumiu 18 árduos anos até ser finalizada. A primeira inauguração, ainda parcial, foi em 02 de outubro de 1960, na partida contra o Sporting-POR vencida pelo Tricolor com o célebre gol de Peixinho, o primeiro da história do Morumbi. Somente em 1970, porém, o estádio seria inteiramente entregue à torcida tricolor.

Reffis

Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica
O São Paulo FC se orgulha não só pelos títulos que conquistou ao longo de sua história, mas também por ser um dos clubes mais bem estruturados do futebol mundial. Atualmente uma das principais sínteses da estrutura são-paulina é, sem dúvida, o Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica, o REFFIS.
Em sua primeira unidade, inaugurada em 2003 no CT da Barra Funda, o REFFIS conta com instalações plenamente equipadas para recuperação de atletas de alto rendimento. Projeto fisioterapêutico de vanguarda, o REFFIS foi viabilizado através de parcerias com as mais diversas empresas. Entre elas, a Life Fitness, parceira também na segunda unidade do Núcleo, no CFA de Cotia.
Além de investir na parte tecnológica, o REFFIS conta com profissionais de excelência. Fazem parte da equipe os fisioterapeutas Luiz Alberto Rosan (fisioterapeuta da Seleção Brasileira desde 1999, e no São Paulo FC desde 2003 - sua segunda passagem pelo clube), Ricardo Sasaki (desde 1995 no Tricolor), Carlos Alberto Presinoti, o Betinho (2003), Alessandro Pereira da Silva (2000) e Cilmara Moreti (1998), além da professora de hidroginástica Roberta Rosas (1992).
Desde sua inauguração, em 2003, mais de 130 atletas de ponta já passaram pelo REFFIS, que antecipou o retorno de inúmeros craques aos gramados e é hoje referência mundial em reabilitação esportiva, além de importante aliado do São Paulo FC em algumas contratações.
Não apenas pela extrema eficiência do trabalho, mas também pelo ambiente agradável que o clube proporciona tanto aos seus jogadores quanto àqueles que estão em processo de recuperação, a experiência no REFFIS já convenceu alguns craques a assinarem com o Tricolor, como por exemplo Luizão, Alex Silva, Ricardo Oliveira e Adriano.

Ct Barra Funda


Centro de Treinamento Frederico Antonio Germano Menzen
O CT da Barra Funda, como é popularmente conhecido, é o local onde o esquadrão tricolor realiza suas pré-temporadas e treinamentos técnicos, táticos e físicos. É lá também que a equipe são-paulina se concentra para as partidas, e onde moram alguns atletas de fora da cidade que escolhem residir no clube.
Está localizado na região central de São Paulo. Ainda assim, o terreno de 44.472 m² é amplo e arborizado, além de contar com estrutura de primeira linha para que os atletas e demais profissionais realizem seus trabalhos. Mítico para os torcedores, o acesso ao local de trabalho do time é bastante restrito, e não há horários de visitação (exceto visitas do Programa Sócio Torcedor).
Ao todo, 120 profissionais trabalham diariamente em função da equipe. Desde o departamento de futebol, que cuida entre outras coisas das documentações dos atletas, transferências e logística, passando pelo departamento médico, assessoria de imprensa, edição de vídeos, seguranças, cozinheiros, copeiros, campos e jardins, manutenção, lavanderia e, claro, comissão técnica e jogadores. Tudo prático e funcional, para garantir a melhor condição aos atletas.

Estrutura
O prédio conta com 20 apartamentos duplos, todos suítes, sendo 16 para atletas e quatro para a comissão técnica. No mesmo andar dos quartos está o salão de jogos, com uma sempre atualizada lan house, mesa de bilhar, jogos eletrônicos e conexão wireless.
Na parte térrea fica a cozinha (industrial), refeitório para 50 pessoas, sala de TV, sala de palestras, sala da comissão técnica, departamento de futebol, áudio e vídeo, departamento médico e o REFFIS - Núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica -, onde os atletas fazem as avaliações físicas e o trabalho de prevenção e recuperação de lesões.
Na parte externa são três campos oficiais, o principal deles com as mesmas dimensões do gramado do Morumbi. Conta ainda com dois mini-campos - um para treinos específicos dos goleiros e outro de "showbol", utilizado para treinos de alta intensidade. Há também uma piscina, campo de areia, quadra poliesportiva, arquibancada para duas mil pessoas, quatro vestiários, consultório de podologia, salão de cabeleireiro, sala de imprensa, estacionamentos privativo e para convidados.

CFA Cotia


Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel
Inaugurado pelo então presidente Marcelo Portugal Gouvêa em 16 de julho de 2005 - ano de ouro do São Paulo FC neste século - o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel é mais uma iniciativa pioneira do Tricolor em sua constante busca pela excelência. Erguido em um amplo terreno de 220 mil metros quadrados, o centro é referência internacional no trabalho de formação de atletas de alto rendimento.
Localizado em Cotia, a cerca de 30 quilômetros da capital paulista, o CFA conta com invejável estrutura esportiva, educacional e administrativa. As modernas instalações aproveitam a natureza e geografia do terreno, criando um ambiente altamente funcional e de extremo conforto e tranquilidade para os jovens que sonham em seguir carreira no esporte.

Excelência em estrutura
Além da já reconhecida infraestrutura, estão em fase de acabamento um estádio com capacidade para até 1.500 pessoas e um alojamento, o Charles Miller, planejado em padrões hoteleiros para receber confortavelmente até 148 hóspedes. O CFA é, atualmente, um dos maiores pólos sul-americanos de intercâmbio esportivo, recebendo delegações de diversos esportes e de todas as regiões do planeta, que agora poderão ficar hospedadas no próprio Centro. Ambos os projetos foram viabilizados através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Também viabilizada com recursos da Lei, já está em funcionamento a mais nova unidade do Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica, o REFFIS, internacionalmente reconhecido pelo atendimento a grandes nomes do esporte mundial. O novo espaço será modernamente equipado, através da parceria com a empresa Life Fitness, e contará com uma novidade, o chamado "caminho das águas", circuito aquático que trabalha a propriocepção. Além disso, uma piscina construída acima do nível do solo permite que os exercícios de fisioterapia sejam melhor acompanhados por janelas de vidro que permitem total observação da qualidade do movimento.

Celeiro de craques
No CFA treinam as categorias infantil, juvenil e júnior do Tricolor. Todos os atletas da base são-paulina recebem acompanhamento não apenas esportivo mas também pedagógico, médico e odontológico. Além disso, o São Paulo FC mantém convênios com escolas da região, garantindo o acesso dos jovens à educação e acompanhando o desempenho escolar de cada atleta, que tem à sua disposição atendimento individualizado e aulas de reforço.
Em menos de uma década de existência, o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel já revelou, entre outros, nomes como Breno, Hernanes, Jean e Lucas, a mais recente jóia do Tricolor. Acima de tudo, porém, o trabalho lá realizado pelo São Paulo FC contribui com a sociedade, formando com dignidade jovens cidadãos brasileiros.

Estrutura


  • 220.000m²







  • 1 campo oficial com arquibancada para 1500 pessoas e 208 vagas de estacionamento;







  • 08 campos oficiais;







  • 04 campos sociais;







  • drenagem e irrigação computadorizada;







  • 01 quadra poliesportiva;







  • 01 campo de areia;







  • áreas de estacionamento;







  • 04 alojamentos para 100 pessoas;







  • 04 vestiários;







  • refeitório e cozinha industrial;







  • sede administrativa;







  • sala de monitoramento;







  • 02 piscinas, sendo uma semiolímpica;







  • oficina de manutenção;







  • quiosques de lazer;







  • podólogo;







  • consultório médico e odontológico;







  • REFFIS - Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica;







  • Alojamento "Charles Miller" para 148 hóspedes;







  • 02 lagos






  • CT Guarapiranga



    Centro de Concentração e Treinamento Homero Bellintani
    Inaugurado em 1997 o Centro de Concentração e Treinamento Homero Bellintani abrigou até 2001 a equipe de futebol feminino do São Paulo FC, e é considerado a sede campestre do clube.
    Atualmente, o CT Guarapiranga, como é conhecido, é utilizado regularmente para testes, quando são avaliados os jovens aspirantes a uma vaga nas categorias de base do Tricolor. Além disso, o local também recebe eventos da Escola de Futebol do São Paulo FC, com unidades espalhadas por todo o Brasil

    Estrutura


  • 100 mil metros quadrados







  • dois campos oficiais com arquibancada







  • uma piscina semiolímpica







  • alojamentos







  • refeitório







  • cozinha.






  • fonte: site oficial spfc / rubens chiri