terça-feira, 7 de junho de 2011

CONTRA O ATLÉTICO-MG, SÃO PAULO QUER MATAR SAUDADE DA LIDERANÇA

Tricolor não assume o topo da tabela desde 2009. Time vai fechadinho contra o Galo

Carpegiani e o grupo durante o treino do São Paulo: sede de líder! (Foto: Tom Dib)

Maior vencedor da era dos pontos corridos do Brasileirão, o São Paulo alcançará a liderança isolada da competição se vencer o Atlético-MG nesta quarta-feira, em Sete Lagoas. Caso isso aconteça, os tricolores vão provar de um gostinho que não sentem desde 2009.

O tricampeão brasileiro na forma de disputa atual conquistou a liderança pela última vez no dia 4 de novembro daquele ano, após um empate em 1 a 1 com o Grêmio, no Olímpico, pela 34 rodada. A presença no topo na reta final da competição, porém, não foi suficiente e o título acabou escapando.

Desta vez, os jogadores sabem que o tabu incomoda e se espelham justamente nos anos do tricampeonato para sorrir por último. Em 2006, 2007 e 2008, quando assumiu o topo, o Tricolor não largou mais (acompanhe abaixo).

Dagoberto, presente nas campanhas de 2007 e 2008, admite que o período longe das primeiras colocações no Brasileiro incomoda.

– Dá muita saudade daquele tempo porque éramos vitoriosos. Em 2009 chegamos muito perto e vamos fazer de tudo para disputar este título novamente – afirmou.

Ano passado, a equipe começou muito mal em meio à disputa da Libertadores e só reagiu após a chegada de Carpegiani. Chegou a figurar entre os candidatos a uma vaga na competição sul-americana, mas acabou na zona intermediária.

Para tentar a terceira vitória consecutiva e assumir o topo, o comandante pode apostar em uma formação mais defensiva, a mesma utilizada na estreia contra o Fluminense, em São Januário, de onde saiu com a vitória por 2 a 0.

Ou seja, reforçou o meio de campo com Wellington, Rodrigo Souto, Casemiro e Carlinhos e na frente a aposta será novamente em Dagoberto, que, provavelmente, com Lucas ou Marlos ao seu lado.

A participação do camisa 7 vai depender de quanto tempo ele atuará hoje no amistoso da Seleção contra a Romênia. Mas o mais provável é que ele inicie a partida.

Assim, o Tricolor vai forte para tentar fritar o Galo fora de casa e, assim, provar de um prato cujo gostinho já está quase esquecido.

Liderança nos últimos anos

2009
Última vez em que esteve na liderança do Nacional. Assumiu ao empatar com o Grêmio por 1 a 1 na 34 rodada, e se manteve até a 37, quando perdeu para o Goiás, em Goiânia, e acabou ultrapassado por Flamengo, Inter e Palmeiras. Terminou em terceiro lugar.

2008
Passou a maior parte do campeonato na zona intermediária da tabela e foi dado como morto. Na 20 rodada, primeira do segundo turno, estava 11 pontos atrás do então líder Grêmio. A partir daí, iniciou uma arrancada fulminante, assumiu a liderança na 33 e não saiu mais. Foi campeão na última rodada, com empate por 1 a 1 com o Goiás. Ficou três pontos à frente do Grêmio.

2007
Sobrou neste ano. A defesa foi o destaque, tendo sofrido apenas 19 gols em 38 jogos, média de 0,5 por partida. A liderança foi conquistada na 17 rodada e foi mantida até o fim. Não encontrou adversários pela frente depois e terminou com 15 pontos de diferença para o Santos, segundo colocado.

2006
Foi o ano em que assumiu mais cedo a liderança. A primeira vez foi na nona rodada, mas depois caiu e voltou na 12. Também não largou mais a liderança a partir de então caminhou a passos largos para o primeiro título do tricampeonato. A conquista veio após empate por 1 a 1 com o Atlético-PR, na 36 rodada, no Morumbi.

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário