terça-feira, 16 de agosto de 2011

HÁ ALGO DE ESTRANHO NA MIDIA ESPORTIVA CONTRA AS CONTAS EM DIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE...

Muito bem informado, o setorista da rádio Jovem Pan, Marcello Lima, diz hoje em seu blog que a diretoria do São Paulo “torceu” ontem pela eliminação do Brasil contra a Espanha no Mundial Sub-20, diante dos problemas médicos enfrentados pelo elenco.
Custo a acreditar na especulação, a não ser que a diretoria do São Paulo esteja realmente enxergando apenas um palmo além do nariz.
Com a classificação diante da Espanha -  e principalmente pelo  que estão jogando – o valor a que chegaram os passes de Casemiro, Bruno Uvini e Henrique somados atingiram algo próximo de 30 milhões de euros.
Com a passagem para as finais, esse valor vai subir consideravelmente.
E essa valorização é mais uma prova do acerto e do sucesso do CT- de Cotia, num momento em que essa Diretoria – mais do que criticada – vem sendo boicotada pela midia paulista.
Aliás, esse é um tema à parte.
Tendo sido jornalista de veículos como Rádio Jovem Pan, TV Globo e Folha de São Paulo, mesmo fora da midia há bastante tempo (por iniciativa própria e demissionário da Rede Globo em cargo de chefia, saliento antes que me acusem também de “despeitado”) acompanho de perto esse trabalho há mais de trinta anos.
Só posso imaginar que algo de muito grave deva ter ocorrido dentro do São Paulo Futebol Clube no trato com a imprensa esportiva .
Digo isso em relação a jornalistas decentes, pois grande parte da midia desportiva vai na base da “boca livre” e da bajulação, vide o apoio ao notório presidente corintiano Andrés Sanches, que precisou ser desmascarado por veículos não especializados. Pois se depender da maioria da midia esportiva vai continuar fazendo o que quiser.
Para minha surpresa, até mesmo jornalistas costumeiramente equilibrados e isentos como Wanderley Nogueira entraram nessa ladainha e demonstram uma má vontade extrema.
Há um boicote generalizado – e que parece até mesmo orquestrado – contra o que se faz no Morumbi e a tônica é chamar a todos do São Paulo, ironicamente de “diferenciados”,  alegando soberba por parte de tudo e de todos do Morumbi.
Sinceramente, acredito que o São Paulo Futebol Clube passou a pagar este preço por ter conquistado uma Libertadores, um Mundial e três Brasileirões em seguida num espaço de apenas quatro anos. Explico:
Ao ver sua canção “Águas de Março” vencer uma pesquisa e ser eleita nos anos 80 para estrelar a primeira campanha mundial da Coca-Cola (concorrendo com Beatles&Cia. dentre milhares mundo afora!),  o gênio Tom Jobim sofreu enorme campanha contrária da “intelligentzia” tupiniquim, que passou a chamá-lo de “vendido”…
Que fique bem claro: ao invés de ser louvado, acredite, jovem, Tom Jobim, reverenciado mundialmente, foi duramente criticado no Brasil.  “Criança, não verás pais como este…”
Tom Jobim cunhou então a Máxima: “Fazer sucesso no Brasil é ofensa pessoal”;  e complementou: “No Brasil, quem se destaca imediatamente é taxado de corno, viado ou  ladrão”.
Seguindo a linha de pensamento do genial Maestro, que sofreu isso na pele, para os tricolores sobraram os epítetos de “bambi” e “arrogantes” após todas essas conquistas imperdoáveis.
Com as contas divulgadas e em dia (coisa rara no futebol), peitando corajosamente as máfias da CBF e da Federação Paulista, e lutando tenazmente pela criação de uma Liga Independente que seria a redenção dos clubes, eis o São Paulo sendo massacrado na midia esportiva…
Certa vez o genial Marco Aurélio Cunha levou números de penaltis marcados contra e a favor ao São Paulo nos últimos anos, em relação a Corinthians, Santos e Palmeiras: a diferença em alguns casos chegava a 10×1. Fruto do “amor” de nossas Federações pelo trabalho do São Paulo.
Números. Incontestáveis.
O tricolor do Morumbi se vê enxovalhado pela mesma midia esportiva que dá enorme abrigo e espaço aos amigos de Ricardo Teixeira, como o notório Andrés Sanches e o atual presidente do Santos, cujo maior feito até o momento foi dar calote na dívida do clube junto a bancos, prejudicando a vida do Avalista, que é o presidente anterior. Nem um jornalista se colocou na pele de Marcelo Teixeira, para ver o que é bom.
Como se não bastasse, esse presidente do Santos está deixando um rombo para os sucessores, pois – a exemplo de Corinthians e Palmeiras -vem antecipando e comprometendo as quotas de televisão de… 2012!
E qual foi o único clube paulista que não fez isso? Sim, o São Paulo Futebol Clube, superavitário.
Mas há um prêmio para a inadimplência: não contente em premiar esses homens com “chefias de delegação” da seleção brasileira cuja identidade solapou em vinte anos, Ricardo Teixeira presenteia com conquistas “via fax” os seus apoiadores. O Palmeiras chegou a receber digitalmente dois títulos  num mesmo ano d1 1968 (!) para seu currículo, embora o Campeonato Brasileiro só viesse a ser criado em 1971…
E os vigilantes jornalistas esportivos “investigativos”… Nada…Nem sequer uma palavra… (apenas honrosas exceções, diga-se).
Dentre outras coisas, o São Paulo é punido pela mida por fazer um espetacular trabalho de base.
O que esses jornalistas não apontam – por exemplo – é quantos craques o Palmeiras teria revelado nos últimos…digamos…vinte anos. E se falarmos no nível de Kaká, Lucas e Casemiro, o Corinthians entra na roda, pois não sai nada melhor que Dentinho por lá…
Enquanto isso o São Paulo mantém um Centro de Formação em Cotia que zela por “Homens” antes de “Jogadores”, dando até mesmo educação e formação no idioma inglês.
O que recebe da Midia em troca: vem pagando um altíssimo custo por esse trabalho bem feito.
Mas já era de se esperar, quando a Fundação Casper Líbero (onde me formei), um legado deixado por esse  jornalista para o futuro – foi invadido e hoje tem como “Chefe de Reportagem” alguém do nível de “Chico Lang”, não dando chance aos próprios alunos lá formados (como preconizado no testamento milionário do jornalista-mecenas Cásper Líbero, que deixou Rádio e Jornal para dar emprego aos jovens. O jornal e a rádio os usurpadores  já afundaram; a TV ficou pro Chico Lang fazer apologia do Andrés Sanches).
Bem, esse “Chico” mencionado não me espanta. Assim como inúmeros jornalistas-medalhões que pedem emprego nas redações para seus “filhotes”, em claro mau exemplo de nepotismo (repare nos sobrenomes recorrentes…)
Mas gostaria de saber qual a motivação de um Wanderley Nogueira, sinceramente. Devem ter feito muito mal a ele e a tantos outros lá pelas bandas do Morumbi…
Portanto, para terminar, volto ao início do artigo: acho que Marcello Lima estava certo e a diretoria do São Paulo torceu pela eliminação do Brasil, mesmo contabilizando prejuízo.
Seu pensamento reflete o de toda uma torcida indignada com o que ocorre na CBF e magoada com a perseguição a um trabalho sério e bem feito. Aquilo que não se perdoa no Brasil.
No Brasil de José Sarney, Andrés Sanches, Ricardo Teixeira e de “jornalistas” isentos como Chico Lang.

Fonte: Redator Bipolar
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário