domingo, 29 de abril de 2012

SÃO PAULO MANTÉM RECEITAS MESMO SEM TÍTULOS

Em 31 de dezembro último o São Paulo completou três temporadas sem conquistar nenhum título, depois de uma fase brilhante de 2005 a 2008. Apesar da seca, o nível de receita do clube manteve-se em bom patamar, coma segunda maior receita entre os clubes brasileiros, mesmo considerando sensível queda em algumas receitas, como patrocínio, sócio-torcedor e bilheteria:

Olhando os balanços dos últimos anos, fica claro que parte desse resultado deve-se ao desempenho da Unidade de Negócios Estádio, como é designado internamente o Morumbi. Como já mostrado em posts anteriores, desde a gestão de Marcelo Portugal Gouvêa o estádio passou de um grande elefante cinzento e consumidor de recursos para a maior fonte de receita depois dos direitos de transmissão, ora empatando, ora ganhando do mix de receitas de marketing – patrocínio, publicidade e licenciamento.

No último exercício, essa importância é facilmente demonstrada pelo percentual de participação do item Bilheteria/Estádio/Sócio-Torcedor sobre o total das receitas operacionais do futebol: 35,8%. Sobre a receita total do clube, essa participação passa para 28,0%. Na composição desse mix, tivemos a seguinte distribuição: bilheteria com 18,2 milhões; sócio-torcedor com 3,3 milhões (uma queda de 38,3% em relação à receita do ano anterior, claro indicativo dos problemas que o programa atravessa no clube e também do mau desempenho do time nas competições); e o estádio teve uma receita total de 41,4 milhões de reais. Portanto, o “Cicero Pompeu de Toledo” respondeu por 36% da receita operacional total do futebol, ou ainda 28% da receita total do clube. Esses números mostram claramente a importância cada vez maior do estádio para o clube e é, igualmente, uma fonte para análises pelos clubes que já têm estádio próprio e para os que estão construindo-os.
O balanço do São Paulo é o que apresenta a melhor discriminação de receitas e despesas do futebol brasileiro, permitindo análises melhor embasadas e bastante interessantes, como no caso, por exemplo, das despesas com pessoal. Em 2010 o total da folha foi de 87,6 milhões de reais, com um gasto médio mensal de 7,3 milhões de reais. Em 2011 o total da folha passou para 95,8 milhões, resultando numa média mensal de 8 milhões de reais.
Com o caso Oscar ocupando espaço na mídia, é interessante ver o quanto o clube gasta com a formação de jogadores no Centro de Formação de Atletas de Cotia: 16,3 milhões de reais em 2010 e 19,3 milhões em 2011.
Nem tudo são flores, porém. O passivo do clube, desconsiderando dois lançamentos futuros componentes de folhas salariais, tal como no ano anterior, pulou de 164,0 para 232,5 milhões de reais, ou seja, um aumento de 41,8%. Com uma dívida total de 102,9 milhões para instituições financeiras, esse foi o item de maior peso nesse crescimento, a partir do salto sobre o ano anterior, quando esse item somou 69,7 milhões de reais, um aumento da ordem de 33% de um ano para outro.
Tal como no caso do Corinthians, se não é um número que causa grande preocupação, dado o volume de receitas, não deixa de requerer uma atenção maior, até porque os custos financeiros dessa dívida são altos: 18,2 milhões de reais.

Fonte: Emerson Gonçalves