segunda-feira, 16 de abril de 2012

AGORA É A HORA: HISTÓRICOS, CASCUDOS OU NADA

Antes de qualquer coisa, escrevi esta coluna antes da derrota para o Linense neste domingo. Mas, achei que não devia mudar vírgula sequer pois o São Paulo fez o que devia até aqui. Agora é que é a hora. Portanto, cabe o registro e as informações.
Cascudos? Históricos? Nada? 
O São Paulo conseguiu igualar uma marca histórica e ultrapassar outra de 2002 que era de um tempo em que as marcas tornam-se cada vez mais difíceis de se atingir como outrora. O acirramento em termos de rivalidade, desgaste psicológico, equiparação física em detrimento da qualidade técnica entre outros, determinam que cada dia que se passa é mais difícil de se atingir marcas como esta alcançada pelo São Paulo.
E quem está no comando? Ah, o Leão…
Leão ,que segundo os sábios jornalistas e setoristas que cobrem o dia a dia do São Paulo, é ultrapassado, tem prazo de validade e é detestado pelos jogadores e diretores. Incrível como o que se ouve dos atletas e pessoas que convivem no clube é que o clima de união, companheirismo, força e foco é um só e se chama título.
Depois dos marrentos, vagabundos e descompromissados, encontramos gente que quer seu lugar e pensa em crescer, avançar na carreira, tem ambições e acima de tudo, compromisso com o clube, torcida, com quem acredita neles e com sua própria carreira. Aquele São Paulo chato, que incomodava a todos que permaneceu de 2004 a 2008 voltou. Aquele espírito que nos deu 17 jogos de invencibilidade e 11 vitórias no BR 08 com menos de 1% de chance está aí novamente, contra tudo e contra todos.
Para vermos como previsões no futebol são puro achismo. O “empirismo futebolístico” de Leão dá mostras que funciona mais que as mirabolantes táticas e ideologias de alguns que acham que inventarão o futebol novamente. Realmente, há uma grande diferença entre essa sequência e títulos.
Por exatamente este motivo, a partir de agora o São Paulo entra em momentos que definirão se ele ficará marcado na história como um time com grande sequência de vitórias ou como um time que atropelou, realmente foi superior e que marcou além de números, o coração da torcida com troféus.
Leão está certo em dizer que mesmo goleando poderiam ter feito mais, que ainda não ganharam nada, em cobrar seriedade etc. Afinal, ele mesmo derrubou o São Paulo de 2002 aproveitando deste psicológico deturpado de 10 anos atrás. Uma coisa é ter confiança, estar seguro de que o caminho é este que seguem. Outra é achar que estão na perfeição e que são imbatíveis. A raça, a garra, a vontade, a luta tem sempre que sobressair para termos vantagem na técnica.
Acho que estamos muito melhores que 2011. E espero que marquemos o ano como o  da reviravolta em que definitivamente viramos a página de 05-08 e entramos numa nova era de conquistas e soberania.
Cascudos, guerreiros, históricos ou não, agora é a hora de ver quem é quem. E é disso que se definirá se taça vem, vai ou fica para os outros. Força São Paulo!
Reforços.
Além de Douglas que mostra sinais de recuperação mas ainda não voltou e de Fabrício que não consegue retornar de forma segura, o São Paulo precisa repor posições carentes como a 11, a 3 e a 5 de Wellington. Fora que Casemiro, Lucas e Denílson ainda não estão garantidos após as Olimpíadas.
Na LD, o grande desejo de Milton Cruz é Allan (Vasco) ou Galhardo (Flamengo).
William José é o caso mais animador pois já há um compromisso firmado entre as partes para a permanência de no mínimo mais 1 ano, podendo chegar a 2 anos.
Mantendo os Willians, o do Flamengo que falamos na quinta, está em estágio avançado e questão salarial e de tempo de contrato já são passado. O que precisa ser definido é com o Flamengo como será liberado e se chegará alguma proposta da Europa de venda do atleta que seja melhor ao rubro negro. Confirmando a chegada do primeiro volante, o São Paulo estaria fortíssimo no meio com volantes e a situação do meio defensivo estaria muito boa.
Para o meio ofensivo e de criação, teremos o retorno de Cañete que com Jadson, o retorno de Dener e Maicon fechariam um plantel bom de opções.
As carências seguiriam na lateral direita que fica como incógnita com Douglas e Piris, a zaga que precisa de mais um nome para assumir a camisa 3 e o camisa 11 para segurar a bronca no ataque na ausência de Lucas e Luis Fabiano, por exemplo.
Para a zaga, o São Paulo volta a conversar com o Goiás sobre Toloi e estuda com o time esmeraldino, efetuar proposta financeira que mantenha parte dos direitos com o clube goiano e mais cessão de jogadores. Essa é a opção número 1 do São Paulo depois de Breno fracassar novamente em sua liberação na Alemanha, já que sempre foi o alvo principal do Tricolor. André Dias acenou com interesse de retorno novamente, mas não é a prioridade. Juan é alvo geral no Brasil junto com Naldo que devem estar com custos inflacionadíssimos. Lugano é o sonho pois Leonardo afirmou que conta com ele. Vejamos o que acontece até Julho.
No caso Elano, a questão com o Santos é tranqüila. Basta acertarem os valores que o Santos ou o jogador deixarão de receber para atuar no SPFC. O problema é que o SPFC pode ter aquele efeito Ricardinho no grupo, o que acho um risco desnecessário. Enfim, se ele viesse bem fisicamente, sabemos que tecnicamente ele é diferenciado. Vale a pena conferir.
Felipe Mello teve outro caso de confusão e briga. A direção do clube turco resolveu o caso momentaneamente mas em Julho tudo pode acontecer. Como JJ é fã dele, tudo pode acontecer.
No ataque, por incrível que pareça, Nilmar ainda é um sonho de JJ. Grafite e Tardelli são pedidos de Leão já que Nenê, seu preferido não tem chance de retorno.
Grandes questões.
Marcos Assunção interessa ao São Paulo? A informação originalmente, saiu de Leco. Ninguém sabe se houve provocação, tentativa de criar clima ou verdade na alegação por ser o Leco de quem falamos. O empresário do jogador e a oposição porca já estão brigando pela informação. Se o jogador quiser assinar no meio do ano, pode. E se vier, é pura e única vontade de JJ pois ninguém mais sabe ou comenta sobre o jogador. Para não queiram o atleta sem saber se é mesmo intento de JJ, ninguém opina. Por enquanto…
Dagoberto faz falta?? Precisa responder?
Caso Oscar: Mais um medíocre.
Wianey Carlet, este cidadão que escreve no Rio Grande do Sul, vomitou o seguinte texto “Acabaram as bravatas do São Paulo” que fala do caso Oscar. No texto, o cidadão, age de forma totalmente parcial e com um bairrismo absurdo. Ele se dignou a dizer que depois que o caso saiu de São Paulo e foi para Brasília, tudo mudou. Mudou em quê, meu caro tomador de chimarrão?
Há aberturas na lei que permitem essas palhaçadas. Esse caso é típico de gente que faz o Brasil ser o lixo que é. Sem escrúpulos, sem caráter, sem vergonha, egoísta, parcial e extremamente voltado para o se dar bem. Sempre. E não importa a quem esteja prejudicando.
É por estas e outras, que entendo que JJ está certo ao rejeitar a proposta e lutar pelos direitos de ter o jogador e não ser colocado num joguinho de cena do Inter como intransigente ou reticente. Se o São Paulo tem o direito do atleta, deve ser cumprido o contrato que rege que há indenização. Quer sair? Tchau. Mas pague e cumpra o que assinou e seja digno de sua própria palavra.
Para casos assim, Wianey, Bertolucci e outros deveriam entender que a derrota do São Paulo será da ética, da moral e do futebol nacional em sua essência que é a formação de atletas. E o Inter, o gambá do Sul, precisa aprender. Caso contrário, recomendo ao São Paulo que vá à base do Inter e limpe os campos com propostas maldosas para que eles entendam como a banda toca.
Ou então, pedir que respondam por que deixaram Pato sem jogar por meses ou por que ameaçaram tirá-lo do Mundial de 2006 caso não renovasse o contrato com o Inter. Hum?
Que paguem para ver. O SCCP hoje deve quase R$ 40 mi ao Palmeiras devido ao caso Rogério. Ilsinho passou o tempo mas teve de voltar à Donetsk. Por que não fazem como fizemos com André Dias, que procuramos o Goiás e pagamos o que era justo?
Hein, gambás vermelhos?

Fonte: Alexandre Zanquetta/Blog do São Paulo