quarta-feira, 21 de março de 2012

JUVENAL PERDE MAIS UMA BATALHA NA JUSTIÇA, MAS SEGUE COMO PRESIDENTE

O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, teve mais uma derrota judicial em relação à polêmica eleição do dia 20 de abril de 2011. O cartola alterou o estatuto do clube a fim de lhe permitir chegar ao terceiro mandato. A mudança, porém, foi contestada pela oposição, que teve sua ação deferida pela Justiça no fim do ano passado. Juvenal entrou com recurso, mas teve seu requerimento negado, nesta quarta-feira, em julgamento na 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

– O São Paulo entrou com um recurso, mas perdeu por 3 a 0 nesta quarta-feira. É uma sentença de caráter não-suspensivo. Ou seja, não tira o Juvenal do cargo ainda – disse o advogado da oposição, Francisco de Assis.

Juvenal Juvêncio se elegeu presidente do São Paulo pela primeira vez em 2006. Ficou no poder até 2008, quando se candidatou novamente. Ganhou e seguiu até 2010. O estatuto do clube só permite uma reeleição. O dirigente propôs uma mudança no documento, aumentando o tempo de permanência no poder para três anos. A mudança foi aprovada pelo Conselho Deliberativo e, alegando que era a primeira reeleição do novo estatuto, disputou o poder contra Edson Lapolla. Juvenal foi reeleito com um placar de 163 votos contra sete do seu rival.

Desde então, a oposição busca na Justiça anular essa eleição, alegando que a mudança no estatuto só tem valor quando ratificada pelos sócios do clube - o que não aconteceu. Em novembro do ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux anulou a mudança no estatuto do São Paulo, mas a sentença, em primeira instância, ainda não tira o mandatário tricolor de seu cargo.

Juvenal Juvêncio ainda pode apelar da decisão e segue como presidente até uma sentença final do STF de Brasília. A atual diretoria do São Paulo diz não ter conhecimento de como se deu o julgamento desta quarta. O diretor jurídico do clube, Kalil Rocha Abdalla, aguarda a publicação da decisão para decidir quais serão os próximos passos da atual gestão tricolor.

– Foi um julgamento de forma oral, e o acórdão ainda vai ser publicado. Isso pode ocorrer em dois, dez ou 14 dias. Não tem uma previsão. Só depois disso saberemos o que decidiram e veremos qual recurso nos cabe.

Fonte: Globo Esporte
Categories: ,