quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TORCIDA SÃO-PAULINA AMPLIA NO NORDESTE



Nação do Maior do Mundo;

É perfeitamente compreensível a obsessão que alguns dirigentes de clubes ou federações possuem em relação ao São Paulo. O motivo é simples: O clube mais vencedor do país é também aquele que proporcionalmente mais cresce entre torcedores pelo Brasil.
Um bom exemplo desse crescimento e consolidação dos são-paulinos como força em diferentes regiões brasileiras acontece no nordeste de nosso país. Recentemente o jornal baiano Correio 24 horas (afiliado da Globo) divulgou, em parceria com a Futura, uma pesquisa sobre a preferência dos baianos em relação aos clubes de futebol.
Dentre os entrevistados, cerca de 40% deles torcem para equipes de outro estado. O São Paulo ficou em segundo lugar nessa preferência (24,1%), muito próximo do Flamengo (25,9%). Tirando o fato que o clube do Rio possui o histórico de transmissões radiofônicas do início do século ao seu favor, que polarizava os jogos do campeonato carioca no nordeste, podemos perceber que o alcance significativo do São Paulo não só mostra um aumento na torcida paulista no estado como também explica como as comunicações modernas como a Internet e as redes sociais contribuem para alterar a preferência clubística no país.
A Bahia é apenas um exemplo “timbrado” (com fonte de pesquisa) desta consolidação. Mas vejo este fenômeno em muitos outros estados. Não são poucos os torcedores do Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Paraíba (entre outros) que participam dos comentários deste e de muitos blogs e portais tricolores. A diretoria tricolor precisa entender de uma maneira rápida e eficiente os anseios desta grande faixa de torcedores e procurar caminhos de ação para um público que só cresce diante tanta regularidade de títulos.
Lojas temáticas e eventos itinerantes são apenas a ponta de um iceberg de oportunidades. De olho, diretores!

Saudações tricolores!

Fonte: Correio 24h (Bahia) / Blog do Daniel Perrone
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário