terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RAÍ: O TERROR DO BARCELONA

Eterno camisa 10 foi o grande destaque no título mundial de 1992 contra o time espanhol

rai_barcelona1992 mundial.jpg
"A sensação foi estar vivendo o melhor dos sonhos". Esta é a definição do ex-camisa 10 Raí sobre a final do Mundial de Clubes de 1992. Título até então inédito para o clube que passou diretamente pelos pés de um dos maiores nomes da história do São Paulo.
Naquele 13 de dezembro de 1992, o favoritíssimo Barcelona entrou em campo recheado de craques, como Guardiola, Stoichkov, Michael Laudrup... E como parar uma verdadeira seleção como esta? O Tricolor encontrou a resposta em apenas três letras: R-A-Í.
"No vestiário percebemos nos discursos que aquele time era mais que um grande esquadrão, era uma grande família", disse o ex-camisa-10.
Raí sabe do que fala. O inesquecível time de 92 também contava com grandes nomes do futebol brasileiro, como Zetti, Toninho Cerezo, Cafu, Palhinha, Muller, além do próprio meia. Uma equipe que não se importou com os status de favorito dos espanhóis e entrou em campo para fazer história.
Mas como em todo final feliz, sempre um obstáculo pelo caminho. Aos 12 minutos de jogo, Stoichkov abriu o placar para o Barcelona. Sem se entregar, São Paulo e Raí começaram a dar show.
Aos 27', Müller driblou Ferrer duas vezes, pela esquerda, e cruzou para Raí, que - de barriga - somente encostou para as redes. 1x1! Logo após, o humilhado Ferrer se redime e salva gol certo de Müller em cima da linha.
O Barça não deixou por menos. Aos 45', Beriguistain driblou Vitor e Adilson, passou por Zetti e tocou para o gol, que só não ocorreu graças à intervenção de Ronaldo Luís, o santo das bolas salvas em cima da linha (por mais de uma vez isso ocorreu pois, na verdade, Telê treinava essa jogada com o lateral-esquerdo).
No segundo tempo, o São Paulo se sobrepôs, tanto física, quanto tecnicamente. O time catalão já não ameaçava quando, aos 34', Palhinha sofre falta pela direita, na entrada da área. O árbitro apitou. A jogada seria ensaiada.
Raí se preparou para cobrar falta da entrada da área. Naquele momento, ele já sabia. "Minha sensação era de estar vivendo o melhor dos sonhos, que estava dando tudo certo, na hora certa. E, ainda por cima, no clube que eu amava e amo", completou o ídolo.
Um golaço que nem mesmo Zubizarreta pode evitar. Ali o São Paulo aparecia de vez para o mundo. Conquistava centenas e milhares de torcedores. Colocava de vez o seu nome no topo.
"Vencer o Barcelona da época foi provar pro mundo inteiro, de maneira incontestável, que éramos o numero 1",ressaltou Raí.

Fonte: Site Oficial
Categories: , ,

0 comentários:

Postar um comentário