quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

São Paulo procura nova construtora para fazer cobertura do Morumbi

projeto de cobertura do Morumbi (Foto: Divulgação / São Paulo FC)
O São Paulo terá de procurar uma nova construtora para executar a polêmica obra de cobertura do Morumbi. A Andrade Gutierrez, parceira do clube na obra, anunciou sua desistência de participar do projeto. Segundo a diretoria tricolor, o motivo foram as recentes brigas políticas entre situação e oposição. As eleições presidenciais no clube serão disputadas em abril.
São Paulo emitiu nota oficial confirmando que divergências políticas motivaram a empresa a deixar o projeto, mas garantiu não vai desistir de executar a obra. A Andrade Gutierrez cedeu o projeto de sua autoria ao clube para que seus dirigentes possam procurar outra empreiteira interessada. Orçada em R$ 460 milhões, a reforma inclui a cobertura, uma arena multiuso para 28 mil pessoas e dois prédios de estacionamento.
No início de janeiro, o fundo de investimentos obteve registro e, a partir desse momento, a Lacan, que administra o fundo, teria seis meses para captação de recursos. Segundo o São Paulo, os 20 investidores já estavam apalavrados, e a soma dos valores atingiria o total da obra. O clube não desembolsaria nem um centavo.
A diretoria são-paulina estima em dois meses o prazo para se acertar com outra construtora e aprovar a obra no Conselho. É uma visão bem otimista, tendo em vista os fatos mais recentes. As brigas começaram no fim de dezembro, quando não houve quórum mínimo (75% dos conselheiros) para votarem a reforma.
Naquela ocasião, membros da oposição não entraram e houve troca de acusações. Eles reclamavam falta de transparência da situação na elaboração do contrato, que tem mais de mil cláusulas. Em janeiro, a diretoria colocou toda a papelada à disposição dos opositores, que criaram uma comissão para analisarem. O imbróglio permaneceu.
A situação estava se esforçando para aprovar a reforma em nova reunião do Conselho na primeira semana de fevereiro, mas já havia deixado claro que mudaria o estatuto se, mais uma vez, não obtivesse sucesso. O plano de Juvenal Juvêncio era reduzir para 50% o quórum necessário. Dessa forma, ele conseguiria aprovação apenas com conselheiros que o apoiam.
No pleito marcado para a segunda quinzena de abril, Carlos Miguel Aidar é o candidato da situação e Kalil Rocha Abdalla representa a chapa de oposição.
Confira a nota oficial do São Paulo

O São Paulo Futebol Clube vem pela presente informar do quanto segue.
No último dia 20 de janeiro de 2014, a Construtora Andrade Gutierrez manifestou ao São Paulo Futebol Clube sua intenção de não mais participar do Projeto de Construção da Cobertura do Estádio do Morumbi, Arena de 28 mil lugares e estacionamento ("Projeto").
As únicas razões mencionadas pela Construtora Andrade Gutierrez para que fosse tomada tal decisão foram: (i) as ocorrências verificadas durante a reunião do Conselho Deliberativo do último dia 17 de dezembro de 2013, na qual um grupo de conselheiros de oposição se recusou a adentrar ao Plenário, evitando, inclusive, receber informações sobre o Projeto e (ii) ofensas públicas que a Construtora Andrade Gutierrez recebeu de conselheiros de oposição, no próprio dia da Reunião do Conselho Deliberativo e nos dias que se seguiram a esta. 
Na oportunidade, a Diretoria do São Paulo Futebol Clube solicitou à Construtora Andrade Gutierrez que reavaliasse essa posição, inclusive considerando que a Diretoria iria realizar, como efetivamente aconteceu, no último dia 25 de janeiro de 2014, uma reunião aberta para apresentar detalhes do Projeto aos associados e tirar dúvidas.
Infelizmente, durante essa reunião aberta do último dia 25 de janeiro foram proferidos, na presença de aproximadamente 900 associados do São Paulo Futebol Clube e grande cobertura de veículos de comunicação, inclusive com transmissão ao vivo pela internet, novos gravíssimos ataques contra a Construtora Andrade Gutierrez, por parte de conselheiros da oposição que estavam presentes.
Diante dessa situação, a Construtora Andrade Gutierrez enviou hoje, 28 de janeiro de 2014, nova comunicação ratificando e tornando definitiva sua decisão de não mais participar do Projeto.
O São Paulo Futebol Clube, nesta oportunidade, quer manifestar que lamenta profundamente que a Construtora Andrade Gutierrez, que participou de toda a estruturação do Projeto até aqui, trabalhando duramente nos últimos dois anos e meio para esse fim, tenha sido levada a tomar. Esta decisão, decorrente exclusivamente da postura de conselheiros de oposição que,não satisfeitos em utilizar estratagemas regimentais para se recusar a deliberar pela aprovação, ou não, do Projeto, ainda fez veicular, por intermédio de seus correligionários, ofensas contra marca e o nome da empresa.
Entretanto, a Diretoria do São Paulo Futebol Clube pretende, nesta oportunidade, tranquilizar os associados do Clube e os seus milhões de torcedores, reiterando sua intenção de prosseguir na realização do Projeto. Para tanto, já obteve dos demais parceiros, LACAN, XYZ e Multipark, a garantia do interesse firme em prosseguir no Projeto e, principalmente, é relevante o fato de o Fundo de Investimento Imobiliário constituído com a finalidade de captar os recursos para elaboração das obras ter sido devidamente registrado pela CVM no último dia 15 de janeiro de 2014.
O São Paulo Futebol Clube contará, ainda, com mais um ato de boa vontade da própria Construtora Andrade Gutierrez, que já realizou a cessão gratuita de todos os projetos de arquitetura e engenharia já produzidos, com seus respectivos direitos autorais, o que faz com a finalidade de facilitar o processo de escolha da nova construtora responsável pelas obras, que o São Paulo Futebol Clube deverá iniciar em seguida.
O São Paulo Futebol Clube, mais uma vez, honrará sua vocação histórica como Clube que enfrenta as dificuldades, supera obstáculos, não se dobra a interesses e atitudes menores e, ao final, irá vencer mais esse desafio para realizar, em favor dos seus associados e torcedores, as obras de modernização do Estádio do Morumbi e os estacionamentos de que tanto o Clube precisa e seus associados e milhões de torcedores merecem.
Veja a carta que o Tricolor recebeu da Andrade Gutierrez

Documento São Paulo (Foto: Reprodução)

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário