segunda-feira, 24 de setembro de 2012

REFORMA DO MORUMBI - ENTENDA COMO SERÁ A ARENA25...

Clique nas imagens para melhor visualização

O projeto de cobertura do Morumbi cada vez revela mais detalhes, mas um que ainda causa muita dúvida na cabeça dos torcedores tricolores, é a Arena 25.

Um show realizado hoje no Morumbi tem capacidade para um público de 70 mil pessoas aproximadamente. Um espetáculo desse não é pra qualquer artista e representa um investimento enorme, o que acaba restringindo bastante os eventos que fechem o estádio todo. O aluguel para um mega show rende aos cofres do SPFC algo em torno de 1 milhão de reais por dia de apresentação, o que é muito rentável, mas implica em muitas vezes, ter que mudar o mando de campo e na sua grande maioria das vezes, sacrificar bastante o gramado.

Hoje temos opções para shows e eventos de menor porte na cidade, mas é muito pouco:

Arena Anhembi
30.000 pessoas
Credicard Hall
7.000 pessoas
Via Funchal
6.000 pessoas
HSBC Brasil
4.500 pessoas

A Arena Anhembi tem uma boa capacidade de público, porém não propicia para o espectador o conforto e a boa qualidade de angulo de visão, proximidade do palco e distribuição física de assentos como numa casa de shows, que por sua vez disponibiliza todos esses itens mas peca na lotação máxima. Mesmo com casas de qualidade em São Paulo, como Credicard Hall, Via Funchal e HSBC Brasil, a cidade ainda é carente de um espaço que possa oferecer tudo num único local.
Pensando em gerar mais renda e inovar mais uma vez no que diz respeito à um conceito de Arena moderna e auto-sustentavel, o Marketing tricolor pensou então em entrar nesse nicho de mercado e criar essa opção  para uma cidade importantissima como São Paulo. A idéia é criar um espaço para shows e eventos com uma infra-estrutura de casa de show, mas com o tamanho e capacidade de uma arena.

O projeto prevê o fechamento através de uma cortina, de um lado ao outro do estádio entre as atuais arquibancadas Azul e Vermelha, deixando os setores Amarelos (Arquibancada, Cadeiras e Camarotes) isolados, de forma a criar uma Arena para 25.000 pessoas. O espaço teria a disposição do público, 3 anéis com assentos, uma área de pista ou mesas e a infra estrutura já existente para o estádio.

A possibilidade de se fazer um evento para 25.000 pessoas onde todas podem assistir ao espetáculo, seja ele teatral, musical, esportivo ou etc, com conforto de assentos e à uma distância muito confortável de visualização, fará da Arena 25, uma opção fantástica para diversos tipos de eventos. A produtora XYZ surge como a mais provável gestora do espaço, sendo uma das maiores do ramo no Brasil, detentora e responsável por grandes shows nacionais e internacionais. Bandas como Maroon 5, Britney Spears, Ozzy e muitas outras, são exemplos de artistas que poderão ser se apresentar na Arena25. O cotrato ainda não foi firmado, mas o SPFC deve ficar com valor entorno de 10% a 15% da receita do evento, por um tempo ainda não determinado.

VISTA DO CAMPO DA FUTURA ARENA 25
EXEMPLO DE USOS E EVENTOS POSSIVEIS NA FUTURA ARENA 25
PLANTA COM EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DA ARENA 25 PARA SHOW COM MESAS
COMPARAÇÃO DA VISTA DA ARQUIBANCADA AMARELA ATUAL E COMO FICARÁ NO FUTURO (VISTA DA ARENA 25)
VISTA DO ANEL INTERMEDIÁRIA (NUMERADA) DA FUTURA ARENA 25
ESQUEMA REPRESENTATIVO DOS SETORES DA ARENA 25
O evento na área da Arena pode ser montado e desmontado em pouco tempo e independente de jogos do Tricolor no estádio, pois só após o termino da montagem seria necessário o uso da cortina, uma vez que toda infra-estrutura do evento fica na região atrás dos gols e não interferem em possiveis jogos ocorridos na mesma semana do evento.

Camarotes e bares na área do Concept Hall do Morumbi que estarão dentro da Arena25, serão mais uma fonte de renda muito boa para o clube, uma vez que a possibilidade de eventos, shows e jogos aumentará consideravelmente.

A maior referência usada na concepção do projeto, foi a Arena Amsterdam, do Ajax da Holanda. O estádio holandês conta com um sistema de cortina que é baixado logo atrás de um dos gols formando um espaço para shows. No caso do Morumbi, o espaço é maior e mais amplo, servindo para diferentes tipos de eventos, como shows de pista, com cadeiras, mesas, eventos esportivos, etc... Tudo isso, sem usar o campo e podendo o SPFC mandar seus jogos tranquilamente sem perder o fator campo.


DETALHE DA CORTINA A SER BAIXADA ATÉ O NIVEL DO CAMPO, RECOLHIDA NA ARENA AMSTERDAM
ESTRUTURA ONDE FICA A CORTINA DE DIVISÃO DA ARENA E CORTINA BAIXADA PARA EVENTO NA ARENA AMSTERDAM

A empresa StadiArena da Inglaterra é especialista neste tipo de projeto de StadiDoor. O mecanismo desta empresa não será necessariamente o usado no Morumbi, pois no caso da Arena25, o vão onde será instalada a cortina tem 130 metros aproximadamente, e devido o grande peso e esforço que geraria na estrutura, está sendo estudado como será usada essa cortina de divisão do estádio. 

Os estudos atuais estão concentrados  em desenvolver um sistema que possa fazer com que a cortina seja erguida do campo para a estrutura, uma vez que a viga que cruza o vão do estádio pesa sozinha 200 toneladas aproximadamente. Após esse estudo, será avaliado o custo benefício e qual o melhor sistema para a cortina isolar o campo.

Para exemplificar e facilitar o entendimento de como será realizada a "transformação" do Morumbi em Arena25 para um evento, o video abaixo mostra e explica o sistema projetado pela StadiArena, onde apenas 6 minutos o estádio fica isolado da área de eventos. No vídeo existe uma arquibancada articula, que já é usada em casas de show hoje em dia, mas que não estão previstas para a casa Tricolor.


VÍDEO EXPLICATIVO DO SISTEMA PROJETADO PELA STADI ARENA SEMELHANTE A ARENA 25 



Espero ter tirado a dúvida de alguns que ainda não tinham conseguido visualizar ou imaginar como será a Arena25. Mais novidades ainda estão por vir no projeto de reforma do Morumbi, e assim que eu tiver acesso, disponibilizo e explico no blog pra torcida São-Paulina, enquanto isso o processo de aprovação vai rolando na prefeitura....mas isso fica pra um outro post!

Qualquer novidade do projeto, aprovação ou reforma eu digo por aqui, por enquanto...Vamos aguardar!

Fonte: Boteco do Morumbi/@JulioPrieto
Categories: ,