terça-feira, 25 de setembro de 2012

RAPIDINHAS DO TRICOLOR

Direção do São Paulo não pode repetir as falhas de planejamento do elenco. Ganso pode ajudar bastante, não resolver

De Vitor Birner
A direção do São Paulo vem comentendo erros de planejamento nos últimos anos.
Parece não entender as necessidades do time dentro de campo.
Toda equipe de futebol necessita de atletas com características que se completam.
Não adianta, por exemplo, ter 10 “Maradonas”, o mais genial que vi em campo (não acompanhei a geração de ouro do Brasil, com Pelé, Garrincha, Nilton Santos…) no ápice da forma.
Dificilmente roubará a bola e sofrerá gols de cabeça aos montes.
Os torcedores são-paulinos estão empolgados com a contratação de Ganso. Mesmo se ele recuperar o futebol de alto nível, a equipe precisará de certos tipos de jogadores para ser forte, consistente e regular.
Reproduzo neste post a minha coluna do último sábado no Lance!
Nela estão algumas explicações sobre como Ney Franco pode escalar o time com o ex-santista, as consequências coletivas em cada opção, e o que a direção precisa fazer para não errar de novo.
Ganso pode ajudar, não resolver
A chegada de Ganso ao Morumbi muda o olhar de grande parte da opinião pública para o São Paulo.
Na quinta-feira, quando o negócio foi fechado, vi tradicionais críticos da direção do clube elogiarem Juvenal Juvêncio.
Eles e os cartolas deveriam manter os pés no chão.
O elenco são-paulino, com ou sem o Ganso, tem condições de brigar por vaga no G4, mas ainda carece ao menos de um reforço para disputar os principais títulos.
Ney Franco precisará fazer adaptações quando o ex-santista estiver disponível.
O sistema ofensivo ideal contaria com Lucas e Jadson pelos lados, e Ganso centralizado na linha de três do 4-2-3-1.
O camisa 10 recua um pouco para ajudar na saída de bola e o novo reforço fica mais perto de Luís Fabiano.
Essa formação tende a tornar o time ainda mais vulnerável atrás porque Douglas e Cortez são fracos na marcação.
Jadson não possui velocidade para acompanhar os avanços dos laterais adversários e puxar os conta-ataques.
Se sobrar espaço pelos lados e os rivais souberem utilizá-lo, fato comum, a equipe são-paulina repetirá os fracassos.
A direção tem que contratar o substituto de Lucas da próxima temporada, pois não dá para apostar apenas em Osvaldo e Negueba como atacantes rápidos, e o lateral bom nos desarmes.
Pode até ser ruim com a gorduchinha. Se for competente na hora de roubá-la, contribuirá bastante. É fundamental.
Hoje, como não há tal atleta no elenco, o treinador necessita improvisar Paulo Miranda, talvez Rodrigo Caio, ou cometer o funcional pecado de usar Wellington fora de posição.
O ótimo volante dará conta do recado, porém seu lugar é no meio, provavelmente ao lado de Denilson.
O São Paulo crescerá horrores com os dois cuidando da cobertura dos avanços de apenas um dos laterais.
A escalação de Cortez e Douglas exige ou o obsoleto 3-5-2, ou Osvaldo e Lucas juntos, pois são rápidos e ajudam a marcar pelos lados, ou três volantes.
Maicon e Jadson irão brigar pela vaga de terceiro homem no losango do meio-campo. O 4-3-1-2 diminuirá a capacidade da equipe criar e permanecer com a bola na frente.
Em suma, Ganso pode ajudar bastante, não resolver.
Fonte: Birner
Lugano é caro na visão do São Paulo

O uruguaio Diego Lugano já manifestou o interesse de voltar ao São Paulo. O fato de não ser inscrito pelo PSG na Champions League magoou o zagueiro.
A chegada do brasileiro Thiago Silva tirou espaço do defensor. O técnico Carlo Ancelotti não dá sinais de que irá aproveitá-lo.
O diretor de futebol do Tricolor, João Paulo de Jesus Lopes, diminuiu as esperanças dos torcedores: “Não podemos violentar nossa política financeira. Ele é um dos jogadores mais valorizados da Europa e a remuneração é alta. Nossos pés estão no chão. Existe o interesse mas nenhuma negociação”.
O próprio uruguaio admitiu que os salários que recebe na França inviabilizam o retorno. Mas ficar no banco e no caso da Champions, sequer ser inscrito na competição, preocupa o zagueiro titular da seleção do Uruguai.
Lugano foi contratado pelo PSG por 3,1 milhões de euros, em junho de 2011, quando defendia o Fenerbahce. Ele tem contrato com o Paris Saint-Germain até junho de 2014.
Fonte: Leandro Quesada
Presente
Delcir Sonda, o discreto dono do DIS, grupo que controla a carreira de Ganso, esteve no Morumbi anteontem para ver o desfecho oficial da novela que envolveu seu cliente, com a apresentação pelo São Paulo. O investidor estava acompanhado de Roberto Moreno, executivo do DIS, e ficou para assistir a vitória sobre o Cruzeiro.

Fonte: Folha.com

Sem chance
A diretoria do São Paulo chegou a cogitar a possibilidade de cobrar R$ 10 pelo ingresso para todos os setores do Morumbi — hoje, apenas uma parte da arquibancada é vendida a preço popular. Porém, o departamento financeiro vetou a ideia, alegando que haveria prejuízo em todo jogo como mandante.
Trânsito à vista
O agora são-paulino Ganso foi orientado pela diretoria a procurar um apartamento na região de Perdizes, próxima ao CT do time. O craque, no entanto, está decidido a morar no bairro do Morumbi, onde hoje moram o goleiro Rogério Ceni e o volante Wellington.
Jorge Nicola, Diário de São Paulo

Fonte: Painel FC, Folha

Ganso Explode na Comemoração no Gol do São paulo Fc!



Fonte: Band