sábado, 5 de novembro de 2011

IMAGENS E DETALHES DA COBERTURA DO MORUMBI

Hoje finalmente Blog do Navarro poderá compartilhar com a torcida são-paulina o projeto da cobertura do estádio Cícero Pompeu de Toledo. A imagem acima mostra todos os detalhes da parte estrutural do projeto
A torcida ficou sem saber como ficaria o estádio em função dos sucessivos projetos que surgiram na internet. Primeiro, Ruy Ohtake fez um projeto com 4 grandes pilastras, que foi apelidado de ‘pokebola’ pela torcida. Depois, em função das exigências da Fifa, o clube encomendou ao escritório de arquitetura alemão, GMP, um novo projeto da cobertura. Contudo, este projeto foi deixado de lado depois da exclusão do Morumbi da Copa 2014.
Em seguida, o São Paulo encomendou um terceiro projeto, de um escritório brasileiro, que criou o desenho com um grande arco, mostrado inicialmente no Blog do Daniel Perrone. O fato é que nenhum desses corresponde ao projeto que será efetivamente construído.
Estrutura
O projeto anterior envolvia um grande arco externo, que funcionava como suporte para o prolongamento da cobertura na parte da arena para shows. Contudo, esse arco foi retirado por conta de seu elevado custo.
Assim, toda a estrutura da cobertura também foi modificada, de modo a permitir que esse prolongamento fosse sustentando pelas próprias pilastras da cobertura (veja o detalhe ao lado), sem a necessidade do arco.
Ao todo, são 17 sessões (iguais à da imagem abaixo, à esquerda), cada uma com uma pilastra cestavada da qual emerge uma haste metálica, que segura outras hastes (ou cabos, não sei ao certo) que darão suporte à cobertura em si.
A cobertura ainda terá placas de aquecimento solar, para fornecimento de energia elétrica a baixo custo, e os pilares terão sistema de captação de água pluvial. São recursos modernos de sustentabilidade e economia, essenciais para a manutenção de uma obra tão grande como um estádio de futebol.
Fachada
A primeira imagem do post mostra a parte estrutural, mas não o acabamento final da cobertura. O projeto atual prevê as famosas ‘ondas’, criadas pelo arquiteto Ruy Ohtake, e que já estavam presentes no projeto anterior (que continha o arco), bem como as listras horinzotais tricolores, que estavam presentes no projeto da GMP.
Assim, na cobertura, ao menos à princípio, haverá tantos as ondas vermelhas como as listras horizontais, conforme a imagem abaixo.
Confesso que gostei muito das listras, já que são a essência do uniforme do clube. Elas também servirão para  disfarçar a parte administrativa que fica no estádio, repleta de aparelhos de ar condicionado e vitrôs.
Não sou nenhum expert em arquitetura, mas sinceramente não vejo nenhuma beleza nas ondas vermelhas. Primeiro porque realmente não são bonitas (nunca vi um estádio de futebol com algo semelhante) e segundo porque escondem uma parte do estádio que tem beleza: a estrutura sob as arquibancadas. O Morumbi segue o estilo de concreto aparente, mais rústico, e por isso, não vejo problema se essa parte continuasse exposta, assim como as hastes que sustentam a cobertura.

Fonte: Blog do Navarro

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário