quarta-feira, 16 de maio de 2012

"MARKETING TORCEDOR" PRECISA MELHORAR

Reportagem de Jorge Nicola, do Diario SP, destaca as dificuldades que a torcida tem obtido com a Zetks, empresa contratada para confeccionar ingressos e cuidar do sistema de catracas do Morumbi.
O sistema operacional da empresa, segundo a matéria, tem falhado. Com isso,  a entrada dos torcedores no estádiose dá de maneira manual. No jogo contra a Ponte Preta, pela Copa do Brasil, o problema acarretou filas gigantescas, e muitos torcedores só conseguiram entrar no estádio no segundo tempo da partida.
Essa não é a única crítica que a Zetks tem sofrido. Há quem reclame do site da empresa, considerando-o confuso. Também há muitos torcedores reclamando da impossibilidade de escolher o assento na hora de comprar o ingresso (a Zetks afirmou que pretende implantar esse sistema até o início do Campeonato Brasileiro).
Não é a primeira vez que e a empresa tem sido criticada. Obviamente, é necessário dar algum desconto pelo fato da empresa ter chegado a pouco tempo, e precisa se adaptar para um trabalho de grande porte.
O problema é o prejuízo do marketing com o torcedor. As dificuldades operacionais da Zetks juntam-se ao criticado programa Sócio Torcedor (que sofre com alto índice de inadmplência por conta de sua ineficiência), e aos serviços dentro do Morumbi, resultando numa torcida insatisfeita com os serviços para assistir e acompanhar o time.
Não é preciso nenhum luxo para satisfazer a torcida. Quando assisti a uma partida no Camp Nou, notei que não é um estádio chique.
É um estádio normal (todo de concreto armado e com cadeiras de plástico, tal como o Morumbi), mas que fornece serviços eficientes, permitindo o conforto da torcida.
O estádio tem banheiros super simples mas limpos, pequenas e boas lanchonetes que vendem sanduíches e salgados espalhadas por todo o estádio (qualquer um consegue comprar um bom lance no intervalo da partida), e diversos fiscais em todos os cantos (que intervem quando alguém faz está no lugar errado, por exemplo).
O torcedor consegue fazer o básico: entrar no estádio, encontrar seu lugar, ir ao banheiro, fazer um lanche e torcer numa boa. Acredito que o Morumbi também precisa desse ‘upgrade’. Junto com a tão sonhada cobertura, é necessário melhorar o serviço do torcedor no Cícero Pompeu de Toledo.
Conforme tratado ontem no Blog, o São Paulo obteve excelentes receitas na temporada passada, mesmo com todos os problemas dentro de campo. Mas bons números não são suficientes. Também é preciso melhorar o tratamento ao torcedor.

Fonte: Blog do Navarro