terça-feira, 22 de maio de 2012

CORINTHIANS, INTER, SÃO PAULO, BARÇA - OS POSSÍVEIS DESTINOS DE NILMAR

Goal.com analisa o que o atacante do Vilarreal pode fazer em cada um de seus possíveis destinos

A confirmação do rebaixamento do Villarreal à segunda divisão colocou o nome de Nilmar no mercado. No Brasil, agitaram-se o Internacional, o Corinthians e o São Paulo. Na Espanha, surgem rumores de que o Barcelona está de olho no atacante. Mas qual é o melhor destino para Nilmar? O que ele pode fazer nos diferentes clubes interessados em seu futebol? São perguntas que o Goal.com tenta responder.
INTERNACIONAL- A volta para casa

Nilmar surgiu para o futebol no time do Internacional comandado por Muricy Ramalho, em 2003. No ano seguinte, fez as malas para sua primeira passagem pela Europa, no Lyon. Depois de ser campeão brasileiro no Corinthians, veio o retorno ao Inter, em 2007, em um período onde recuperou sua forma após duas sérias lesões nos joelhos.

O Internacional obviamente faz bem a Nilmar. É um ambiente conhecido, onde o atacante sempre teve grandes performances e amargou poucas decepções. Será preciso, porém, analisar se ele chega para substituir uma possível venda de Leandro Damião ou se é uma opção para atuar ao lado do atual camisa 9.

Apesar do porte físico leve, Nilmar é centroavante, não segundo atacante. Ele pode até atuar ao lado de um finalizador nato como Damião, mas geralmente seu nível cai quando se afasta tanto da área. O Inter seria uma ótima opção de Nilmar por razões sentimentais e futebolísticas, mas por mais que um ataque formado por ele e Damião seja o sonho de todo o colorado, talvez não seja o melhor para o jogador do Villarreal.
CORINTHIANS- Um nome perfeito para o ataque

O torcedor corintiano ainda guarda boas lembranças de Nilmar. O ataque fulminante que formou com Tévez na conquista do Campeonato Brasileiro de 2005 foi um dos pontos altos da carreira do jogador, que, por outro lado, passou no Parque São Jorge pelo inferno de duas lesões sérias, uma em cada joelho.
No Corinthians de hoje, Nilmar se encaixaria com perfeição. Suas características são extremamente semelhantes as de Liedson, com a diferença que o camisa 9 corintiano parece viver seu momento de decadência. Nilmar seria perfeito para transformar os números incríveis de posse de bola do time de Tite em chances claras de gol.
A capacidade que o atacante tem de acelerar o jogo, partindo na vertical em direção ao gol, seria perfeita para dar o toque final nas longas trocas de passes do time alvinegro. Além disso, Nilmar ainda incorpora a disposição para dar combate aos zagueiros na saída de bola, algo tão valorizado pelo atual comandante corintiano e uma das qualidades do campeão brasileiro de 2011.
SÃO PAULO- A velocidade total tricolor


Se decidir ir para o São Paulo, Nilmar terá o mesmo problema citado acima na possível transferência para o Internacional. O jogador teria que se adaptar a uma função mais recuada, já que Luis Fabiano é o dono da camisa 9.
Se há um lado positivo para Nilmar em uma possível passagem pelo Morumbi é o estilo de jogo do time de Leão. O jovem São Paulo de hoje é uma equipe que atua em altíssima velocidade, algo que Nilmar certamente aprovaria.
Já imaginou um contra-ataque com uma combinação entre Jadson, Lucas e o atacante do Villarreal? É o que o torcedor tricolor deve pensar quando sonha na chegada do atacante.  Seu posicionamento pode até ser um problema eventual, mas a velocidade total da equipe são-paulina tem potencial para produzir alguns grandes momentos do jogador no Morumbi.
BARCELONA- Coadjuvante em um timaço

Se for contratado pelo Barcelona, Nilmar dificilmente se firmará como titular da equipe de Tito Vilanova. Com Messi firmado como centroavante titular e jogadores importantes do grupo como Alexis Sanchez e David Villa para o ataque, Nilmar provavelmente chegaria como uma opção no banco de reservas.
Outro problema que o brasileiro poderia enfrentar é o estilo de toque de bola paciente da equipe catalã. Nilmar é um jogador totalmente vertical, que acelera o ritmo das jogadas. Pisar na bola e fazê-la rodar não é exatamente seu forte, por mais que tenha qualidade técnica suficiente para tanto.
A mais clara vantagem de juntar-se ao Barcelona está na magnitude do clube. Nilmar faria parte da equipe que, apesar de não ter conquistado as principais competições na temporada que está terminando, ainda é considerada como a melhor do mundo. A oportunidade de aparecer em jogos importantíssimos e com exposição mundial poderia ser importante para catapultar o nome de Nilmar no cenário europeu.

Fonte: Goal.com