segunda-feira, 11 de junho de 2012

TÉCNICO ESTRANGEIRO?

O São Paulo começa nesta semana sua briga por uma vaga a final da Copa do Brasil.
O time precisa fazer um bom resultado nesta quinta-feira no Morumbi para administrar o jogo de volta no dia 20 em Curitiba e para isso tem que melhorar muito seu futebol.
Luis Fabiano, Casemiro e Bruno Uvini estarão a disposição de Leão que poderá contar com todos os titulares para esta disputa.
Por falar em Emerson Leão, o assunto treinador no São Paulo foi bastante falado nos últimos dias.
O comentarista da Jovem Pan Fábio Sormani , garante que o São Paulo já acertou contrato com o Português André Villas Boas, ex- auxiliar de José Mourinho e ex-treinador do Chelsea.
Villas Boas é um jovem de 34 anos considerado um dos mais promissores treinadores europeus, foi eleito no ano passado o quarto melhor treinador do mundo.
Ganhou destaque dirigindo o Porto na temporada 2010-2011 quando ganhou tudo o que disputou.
Foi contratado pelo Chelsea por 15 milhões de euros. Não conseguiu no clube Inglês repetir o sucesso que teve no Porto e foi demitido após uma derrota para o pequeno Wigan por 1 a 0.
Após sua saída, o Chelsea cresceu de produção na Champions league, reverteu desvantagem que tinha contra o Napoli e chegou ao inédito título da competição.
Respeito às fontes e informações de todos os profissionais sérios, caso de Fabio Sormani.
A informação que tenho é um pouco diferente.
Pelo que pude apurar, realmente a diretoria do São Paulo teve contato com o técnico Português, mas não fechou nenhum acordo, foi apenas uma sondagem.
Não é segredo para ninguém que João Paulo Jesus Lopes é o maior entusiasta da idéia de se contratar um técnico estrangeiro para o São Paulo, há tempos o dirigente tenta emplacar algum nome de fora, sem sucesso.
Para o dirigente, os técnicos Brasileiros estão ultrapassados tática e tecnicamente.
Também não é segredo que o presidente Juvenal Juvêncio não vê com bons olhos esta idéia, por achar que um profissional de fora, demoraria pelo menos seis meses para se adaptar ao time e ao futebol Brasileiro.
Outro empecilho é a questão salarial. Estaria o São Paulo disposto a ultrapassar seu teto com um treinador estrangeiro? Sim por que o salário de Villas Boas certamente passa e muito o que clube paga a seus técnicos.
Não seria mais proveitoso quebrar os valores salariais com a contratação de um ótimo jogador?
Também pude apurar que a situação de Leão vem sendo constantemente analisada e discutida pela diretoria.
Uma decisão já foi tomada: o atual treinador continuará no cargo no mínimo até o final da participação do time na Copa do Brasil.
Eliminação para o Coritiba é certeza de demissão e mesmo com o titulo, Leão não tem a garantia de que continuará no São Paulo.
Minha opinião sobre a questão.
Sou contra a contratação de técnico estrangeiro.
Tenho a mesma linha de raciocínio do presidente São Paulino.
O São Paulo passa por um período de seca de títulos e tudo o que o torcedor do time não tem e não terá é seis meses de paciência para a adaptação de um treinador vindo de fora.
Se for para contratar um ex-treinador do Chelsea, que se contrate Felipão que aceitaria dirigir o São Paulo por menos do que ganha o Português e conhece muito bem o elenco São Paulino e o futebol Brasileiro, sem contar o currículo bem mais recheado que o de André Villas Boas (inclusive na Europa) até pela diferença de idade entre ambos.
Não chegaria ao exagero de dizer que Villas Boas é um Sergio Baresi com grife, mas seria outra aposta (mais uma!) no comando técnico.
O único quadro favorável a possível vinda de um técnico estrangeiro agora, seria a conquista da copa do Brasil e a conseqüente vaga a Libertadores 2013 assegurada.
Com isso a pressão por uma boa campanha no Brasileirão diminuiria e poderia se usar o segundo semestre como “laboratório” para um técnico de fora se adaptar.
Caso contrário, seria insanidade.
A diretoria já apostou em 5 treinadores “diferenciados” após a saída de Muricy Ramalho e nenhum deu certo.
Não está na hora de fazer uma sexta aposta, ainda mais vindo de fora!
O que a diretoria precisa é contratar mais dois ou três bons jogadores (zagueiro, volante e atacante) para que o atual ou o futuro treinador tenha realmente um bom time e um bom elenco em mãos.
O torcedor São Paulino está cansado de “invenções” no comando técnico do time.
É preciso parar, acabar com a velha máxima de que o São Paulo é diferenciado e sua estrutura, sozinha, é capaz de levar qualquer comissão técnica a conquistas.
Isso não existe e os anos sem títulos estão ai para provar!
O que torna alguém diferenciado é o trabalho correto, a competência e a eficiência na montagem de times competitivos no campo e fora dele. Fatores que no futebol acarretam no que todos clubes e torcedores almejam: conquistas.

Fonte: Marcellolima.com