terça-feira, 25 de janeiro de 2011

25 DE JANEIRO: DATA MAGNA TRICOLOR

Entenda a importância da data que marca episódios importantes da história do Tricolor desde os primórdios de sua existência

25 de janeiro é, segundo o atual estatuto do São Paulo FC, data magna do clube. Por isso, hoje, o são-paulino tem três excelentes motivos para festejar!

Primeiramente, é o aniversário de fundação da Vila de São Paulo de Piratininga, em 1554, que deu origem à grande Cidade que um dia abrigaria o Tricolor Mais Querido do Mundo e a casa são-paulina, o Estádio do Morumbi.

Além disso, a data também marca a criação dos ideais são-paulinos, com a fundação do São Paulo FC, da Floresta, originado da união de sócios e jogadores do CA Paulistano e da AA das Palmeiras, em 1930. Naquele dia 25, sábado, nasceram os símbolos e as cores tricolores, tradições que se mantêm como herança até os dias de hoje, como ressalta o atual estatuto:

“O São Paulo Futebol Clube, fundado na cidade de São Paulo, onde tem foro e sede, em 16 de dezembro de 1935, preservador das glórias e tradições do São Paulo Futebol Clube, da Floresta, o qual foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e extinto em 14 de maio de 1935, é uma Entidade de Prática Desportiva...

Embora a ideia inicial fosse fundar a nova entidade no dia do aniversário da cidade, os estatutos somente ficaram prontos durante a madrugada do dia seguinte e, assim, a ata dos associados somente foi assinada no dia 26. Seis anos depois, o renascido São Paulo FC não perderia a oportunidade de registrar mais uma vez o dia 25 de janeiro como o dia mais importante de sua existência:

... O dia 25 de janeiro é considerado data magna do São Paulo Futebol Clube, em homenagem à primeira partida oficial de futebol do Clube”.

Grandes celebrações são-paulina são feitas desde então nesta data. A maior delas certamente foi a inauguração final do Estádio do Morumbi, em 1970, 18 anos após o início das obras e dez anos depois da inauguração parcial de 1960.



A PRIMEIRA PARTIDA PÓS-1935


Foto: Arquivo Histórico SPFC

Como diz a carta régia do clube, o dia 25 de janeiro é o principal dia do calendário tricolor, justamente por marcar o regresso definitivo aos gramados, depois de tantas agruras e desventuras, como a venda do patrimônio pessoal de Porfírio da Paz para a arrecadação de fundos para o Tricolor. Após montar uma equipe de nomes desconhecidos, contratados pessoalmente pelo Presidente Mecca em viagens pelo interior, o renascido São Paulo FC entrava em campo em 1936, no dia mais importante para os paulistanos.

Faltava, entretanto, a autorização municipal para promover evento paralelo às festividades oficiais. Correu então o abnegado Porphyrio da Paz a obter a certificação necessária junto ao então Secretário da Educação, o Dr. Cantídio Campos. Somente depois de muita deliberação a autorização foi liberada: prescrita em um receituário médico do doutor secretário. Tudo certo fora das quatro linhas.

Dento de campo, a partida realizada no Parque Antárctica contra a Associação Atlética Portuguesa, de Santos, terminou com vitória do Tricolor, como não poderia deixar de ser, por 3 tentos a 2. A honra do 1º gol coube a Antônio Bertoletti, o Antoninho.



25.01.1936
Amistoso Nacional
São Paulo (SP)
Estádio Palestra Itália (Parque Antarctica)

SÃO PAULO Futebol Clube (SP) 3 X 2 Associação Atlética PORTUGUESA (Santos - SP)

São Paulo FC: King; Ruy e Picareta; Ferreira (Julio Colosso), José e Segoa; Antoninho, Hermenegildo Gabardo, Juca (Gutiérrez), Carazzo e Paulinho.
Técnico: Armando del Debbio

Gols: Antoninho, 5/1; Carazzo, 8/2; Carazzo, 20/2

AAP: Ratto; Romeu e Teixeira; Del Popollo, Archimedes e Argemiro; Vega, Armandinho, Orlando (Franco II), Tim e Gildo.

Gols: Ruy (contra), 43/1; Franco II, 20/2

Árbitro: Heitor Marcelino Domingues

Público: 3.000 pagantes

fonte: site oficial spfc
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário