segunda-feira, 9 de julho de 2012

REFORMULAÇÃO TRICOLOR

Reformulação Tricolor: Parte II. Jean, Xandão, Carlinhos Paraíba, Carleto, Juan, C. Santana, M. Paraíba, Jean, Rivaldo, Marlos e Henrique. No início do ano foram 11 nomes que saíram do São Paulo para a reformulação necessária do elenco.
A reformulação em si foi positiva. À exceção de Carlinhos Paraíba que não concordei que deixasse a equipe e muito menos Jean sair para que ficasse Piris. Foram 2 erros que acabaram custando caro. O São Paulo sentiu falta de lateral direito e de volante marcador. Foram 2 erros que ao não possuírem reposição, nos custaram caro no 1o semestre.
Há quem possa afirmar que Wellington foi azar e Fabrício ainda mais. Ok, pode ter sido. Mas um clube como o São Paulo sem plantel? Sem elenco fechado, faltando peças fundamentais como um 3 e um 11? Reformulação é tirar um e recolocar outro. E não tirar sem repor. Isso se chama irresponsabilidade e incompetência e pagamos por isso.
Bom, passados estes meses, os rivais avançando e o São Paulo continuando de mal a pior, as cobranças voltaram e a ficha caiu após nova pancada. JJ está pressionado a agir novamente. E pelo que pinta, agirá de forma mais assertiva e efetiva desta vez. A opinião da torcida está muito pesada pelos fracassos sucessivos e pela gestão desastrada de JJ e Adalberto. A ineficácia e a incompetência em montar um time campeão e digno irrita cada vez mais a todos.
Fernandinho por exemplo, está saindo agora. Piris é outro. São dois nomes que receberam voto de confiança sem merecerem. As camisas 2 e 12 agora ficarão vagas. Paulo Miranda tem proposta de fora e Uvini é outro que pode sair. Ney Franco pediu a permanência do atleta que já possui proposta da Lazio. De qualquer forma, a chegada de Toloi para compor a defesa com Rhodolfo já é um alento. São finalmente 2 bons zagueiros para comporem o setor. O ideal, com os alas que temos, seria colocar Uvini pela direta, Rhodolfo ficando na esquerda e Toloi como líbero centralizado, saindo jogando como gosta e conhece. Agora falta mesmo é primeiro volante.
Ou R. Caio ganha chance, ou realmente é evidente a falta de noção da direção em renovar com Denílson e manter as coisas desbalanceadas como estavam. Denílson deveria ser adiantado. Como último homem de meio, não rende o esperado. Cícero idem. Recuado, não consegue jogar um bom futebol.
Os jogadores precisam atuar onde rendem. Lucas, Casemiro, Uvini, R. Caio, João Felipe, Lucas Mendes, Luiz Eduardo, W. José, Dener, Henrique Miranda e Ademílson são alguns nomes que Ney Franco com sua capacidade de dirigir jovens e identificar os posicionamentos e motivá-los pode reverter o jogo. Mas só contar com os jovens é brincar de roleta russa.
Um nome que para mim deveria retornar era Zé Vítor.  Já que querem dar chance aos jovens, deixem o garoto que está retornando da Eslovênia atuar com um treinador que sabe e gosta de jovens. E mais, numa posição que ele sabe e foi formado no clube para atuar.
Quem chegará para reforçar a equipe além de Ney na comissão técnica, são os ex auxiliares do treinador que estavam no Coritiba com Marcelo Oliveira e fazem parte da ascensão do Coxa desde a Série B e a disparada de finais nacionais e taças estaduais. Chegam com a referência de terem levado um time mediano do país a um patamar diferenciado com jogadores modestos e com verbas modestas. O Tricolor é a chance da vida deles. Cabe lembrar que ambos acompanhavam Ney Franco também na Sub 20 reforçando a equipe que vem para reconstruir o Tricolor.
Opinião. Entre Ney Franco e Muricy, ou Ney e Felipão, acho que ninguém aqui tem muitas dúvidas sobre quem preferiria. Porém, no atual momento do São Paulo de privilegiar jovens, de não torrar dinheiro com treinadores e da escassez dos medalhões, é sim boa opção. Não a melhor de todas mas a melhor entre as razoáveis.
Mercado da Bola.  Está tudo muito louco. Muita grana, jogador sendo oferecido aos montes ao São Paulo e empresários aproveitando para especularem muito, fazendo o nome de seus atletas ecoar na mídia.
O São Paulo que até notificação recebeu por Rever, está de olho em mais gente do mercado. Diego Souza interessava num esquema com a Traffic mas as propostas sauditas estão insanas e altas. Luvas poderosas com salário de R$ 500 mil ao jogador.  Desistimos.
Como desistimos também de Seedorf, de Forlan e nunca tentamos efetivamente R. Gaúcho.
Nomes como Conca e Nilmar voltaram a ser especulados.  Sobis ganhou força após desistência do Fluminense e ida de Fernandinho para o mesmo time de R. Oliveira, Al Jazira. Como o time encontrou outro segundo atacante, Sobis poderia ser liberado. Resta ver a grana.
Informações de dentro do São Paulo indicam que Ney Franco deixou para JJ uma listinha com sugestões. Entre os nomes esquecidos no exterior estavam Welliton e Rafael Carioca. Dudu surgiu de uma especulação por já ter atuado com Ney e por querer deixar Dínamo Kiev.
Além destas, existem outras mais. Fato mesmo é que o São Paulo procura por jogadores experientes ou jovens promissores como foi o caso de Toloi.
Façam suas apostas. JJ está à caça!
Craques injustiçados? Quando saíram do São Paulo, Xandão, Dagoberto, Marlos, C. Santana e Jean apareceram como grandes nomes de outras equipes. Parecia que éramos imbecis por termos liberados os atletas.
Pois bem, como estão estes cidadãos agora? Tirando Jean que ainda goza da confiança do treinador, os demais estão como estavam no São Paulo. Na mesma, enganando mais gente.
Atenção com a imprensa que tendenciosa quer fazer o são paulino de trouxa. É igual afirmar que o São Paulo fez besteira em não trazer Romarinho. O correto na época foi feito. Era um jogador sem rumo, sem disciplina e não merecia apodrecer os demais garotos. Temos que ter discernimento.
Dinheiro de Oscar em novos jovens. Toloi foi o primeiro nome contratado com o dinheiro de Oscar. Mais um deve vir. Realmente o reinvestimento deve ser efetuado em nomes que agreguem a recompensem a perda de um grande nome Tricolor.
Cobertura do Novo Morumbi. Com o alvará liberado, o impacto do não início em 21/05 como era esperado, é de 50 dias mais ou menos. Pode ser revertido se houver injeção de capital externo que intensifique o ritmo das obras. Empresários e grupos de investidores que anseiam o Morumbi na Copa das Confederações e em reviravoltas para a Copa de 2014, estarão ao lado do São Paulo. Agora é com a Andrade Gutierrez!

Fonte: Alexandre Zanquetta