Clique nas imagens para uma melhor visualização
O Morumbi já teve alguns placares eletrônicos na sua história, onde foram anunciados resultados de jogos e títulos durantes muitos anos de glórias. Em seus mais de 50 anos, esse foi o item que praticamente mais se modernizou no estádio no passar dos tempos, mas chegou a hora de atualizar o nosso já moderno placar eletrônico. A localização dele já foi mudada algumas vezes e apesar de ser apenas um detalhe, faz muita diferença dentro do estádio quanto ao entretenimento e informação ao público presente, além de ter muito a ver com a modernidade do estádio, evoluindo sempre com a alta tecnologia que hoje é empregada em grandes campos de futebol ou arenas esportivas. A casa tricolor já teve placares monocromáticos com apenas lâmpadas amarelas que no máximo formavam imagens nem sempre fáceis de decifrar, e hoje conta dois painéis eletrônicos coloridos, onde já é possível a utilização eficiente para informação e publicidade com imagens e animações que interagem com o público, mas isso ainda é pouco pra quem quer ser "moderno".
A reforma do Morumbi promete fazer do estádio Tricolor um dos mais modernos palcos de futebol do Brasil, e pra isso, vem buscando alternativas e novidades que o eleve à esse posto. Depois da Arena 25, onde possibilitará a realização de shows e eventos para até 25 mil pessoas com muito conforto e sem fechar o estádio para jogos do SPFC (Entenda como será a Arena25), a grande ideia a ser implantada na modernização, é de colocar um grande telão central "pindurado" no centro do campo.
Os estádio mais modernos do mundo, como por exemplo os gigantes americanos para os jogos da NFL (futebol americano), alguns europeus e até argentino, já usam esse tipo de telão como forma de ótima visualização do público pela excelente localização. Além de muito bonito pelo fato de ficar atirantado na estrutura da cobertura, os telões centrais dão ao público uma visão privilegiada por estar logo afrente de seu campo de visão, e além de informar fazem do evento esportivo um show à parte. Esse tipo de telão pode ser encontrado em casos diversos e muitas vezes em estádios que tem coberturas totais ou retráteis, alguns são cobertos inteiramente por questões climáticas, onde há neve e clima adverso, mas isso não é uma condição de uso para o telão centralizado.
Com o maior telão do mundo em uma praça desportiva, o estádio do Dallas Cowboys é um dos estádios mais modernos do mundo e um grande exemplo do que pode ser feito com a alta tecnologia existente hoje. Outros estádios que podemos tomar como referencia, são os de Frankfurt na Alemanha (Waldstadion) e La Plata na Argentina (Estádio Único). São bons exemplo de como é possível usar a solução do telão central em diversas situações e tamanhos diferentes, e principalmente, em realidades financeiras e culturais diferentes. As imagens abaixo mostram fotos desses estádios, que passam pelo Bilionário mundo da NFL, o organizadíssimo e rico mundo do futebol alemão e pelo mundo não tão organizado e com pouco poder financeiro do campeonato argentino.
Pensando nesse conceito, o telão centralizado no Morumbi tem a missão de dar um toque de sofisticação que a modernização do estádio merece. O desejo de fazer uma intervenção que não deixe sombra de dúvida de que a casa tricolor está entre os melhores estádios do Brasil, mesmo estando fora da Copa do Mundo de 2014, faz com que idéias surjam e se saírem do papel, o Morumbi deixará muita sede da Copa pra trás em termos de estrutura, conforto e tecnologia.
Além dos telões, já foi cogitada a idéias de fechar a volta inteira dos anéis da Arquibancada e numeradas, com painéis eletrônicos iguais aos já instalados atualmente como placar eletrônico. Isso já existe em estádios de futebol americano da NFL e ginásios de basquete da NBA, que criam um clima e comandam o show tanto da torcida como de entretenimento previsto pelo dono da casa, coisa que os americanos sabem fazer como ninguém. A possibilidade de publicidade, interatividade com o público e estimulo da torcida através de animações nesses painéis, fazem deles uma realidade em termos comercias e financeiro. Em alguns jogos esse mesmo painel é utilizado no lugar das placas de publicidade na beira do campo, e com seu uso, podem ser vendido um maior número de inserções de patrocinadores devido sua rotatividade, e ao mesmo tempo, gera um visual excelente e moderno para o estádio.
O Morumbi pode além de se modernizar visualmente quanto a sua arquitetura, oferecer muita sofisticação e inovação, com a Arena 25, telão centralizado, painéis eletrônicos em toda sua volta, cadeiras novas e confortáveis para 100% do público, cobertura total dos acentos, estacionamento novo e ainda mais serviços em seu concept hall, que cada vez mais transforma o estádio em um verdadeiro shopping, com restaurantes, bares, livraria, academias, serviços e muito mais. As idéias são ótimas e o estádio praticamente ganha vida com elas, mas é lógico que todo sonho pra virar realidade precisa ser viabilizado e essa tarefa não é nada simples, por isso a melhor opção pra torcida são-paulina, é confiar no caminho e estratégia que o clube está tomando em relação ao seu maior patrimônio, pois se tudo se concretizar teremos um grande e imponente templo do futebol, digno das maiores glórias do SPFC. No momento o melhor é aguardar e confiar que o trabalho será concluído da melhor forma possível, e que muitas novidades surgirão num futuro muito próximo...Vamos aguardar...Não muito!
Fonte: Boteco do Morumbi/ Twitter.com/JuilioPrieto