Clique nas imagens para uma melhor visualização
Se engana quem acha que a reforma do Morumbi só começará agora que o projeto foi aprovado na prefeitura. Enquanto o alvará da reforma de cobertura não saía, o SPFC já reformava seu estádio em etapas que são permitidas, adiantando assim a modernização do Morumbi. Uma das intervenções que já estão sendo feitas e a todo vapor, é a troca das cadeiras para cor vermelha. Já é sabido que todo estádio ficará com assentos vermelhos, seguindo a tendencia européia de unificação das cores, com isso os famosos setores Amarelo, Azul, Laranja e Vermelho ficarão no passado mas seus nomes deverão ser mantidos, pelo menos a principio.
O primeiro setor a "desaparecer" foi o Amarelo, que já teve todas as suas cadeiras do setor de numeradas substituídas pelas novas cadeiras vermelhas, assim como a numerada do setor Laranja. Seguindo a mesma sequencia adotada no anel intermediário, os assentos da arquibancada amarela já foram totalmente retirados e estão sendo substitutos pelos novo modelo vermelho. Com um encosto mais alto e consequentemente mais confortável, os novos assentos tentem a gerar discussão e, possivelmente opiniões diversas, pois se por um lado são mais ergonômicos e confortáveis, por outro muitos irão dizer que não funciona para a cultura do torcedor brasileiro, que gosta de assistir o jogo de pé e muitas vezes utiliza o assento apenas como apoio para os pés durante o jogo inteiro. Opiniões são opiniões, e elas existem para serem respeitadas, mas partido do princípio que a ideia é que um estádio também tem que ser confortável para seu público, acredito que o torcedor acabará se adaptando muito rapidamente aos novos assentos, assim como se adaptaram aos do atual setor Visa, antiga Arquibancada Vermelha, onde foram instalados modelos de assentos com encostos e que de uma forma ou de outra, acabaram ajudando a ordenar um pouco as circulações da arquibancada, já que não é uma tarefa muito simples subir ou descer os degraus do setor pulando esses encostos, forçando assim que o público se utilize das escadas para acessar e escoar o local. Os setores Azul, Laranja e Visa das arquibancadas devem ser os próximos a terem seus assentos trocados, fechando assim o anel superior inteiro com o novo modelo vermelho.
Pensando nas arquibancadas prontas, o torcedor pode se perguntar se os novos assentos não se estragarão com a instalação da cobertura do Morumbi. A dúvida é muito pertinente, mas no projeto proposto para a estrutura de cobertura foi planejada uma logística de montagem de toda estrutura metálica pelo lado de fora do Morumbi, por isso que o estádio não precisará ser interditado durante as obras. Alguns pontos de apoio poderão ser utilizados como escora durante a execução de partes do novo telhado, mas o plano dos engenheiros é de conseguir montar tudo tendo que utilizar o mínimo possível do interior do Morumbi como parte da logística, por isso essa antecipação na modernização.
Os grandes, velhos, ultrapassados e desconfortáveis bancos de madeira das cativas, também serão substituídos por novos e muito mais confortáveis cadeiras. O modelo a ser utilizado ainda não foi divulgado, mas existe a informação que esse setor receberá cadeiras articuladas, que facilitam bastante a circulação entre as fileiras. Esse deve ser o ultimo espaço a ter suas acomodações renovadas, dando prioridade para a substituição dos assentos das arquibancadas neste momento e seguindo para as cativas e numeradas centrais na sequência.
O anel inferior já tem na sua totalidade cadeiras vermelhas, sendo que a região atrás do gol de fundo do estádio (hoje setor laranja), os assentos foram instalados no setor de deficientes físicos mas o local deve ser ocupado futuramente, pois áreas hoje ocupadas pelo Santo Paulo Bar e Megaloja poderão sofrer uma reorganização devido a Arena25. Esta área será destinada à camarotes, seguindo o projeto e conceito do Concept Hall, onde transforma o pavimento térreo do estádio em um pequeno shopping, com lojas, restaurantes, academia, buffet infantil, agência de turismo, corretora de seguros, livraria, camarotes de patrocinadores e outros serviços disponibilizados pelo Tricolor. O Bar Brahma será o próximo a se incorporar ao estádio são-paulino, mas a sua localização e as mudanças de espaços ainda estão em estudo, uma vez que mudar estabelecimentos consolidados como Santo Paulo Bar e Megaloja envolvem esforços grandes e custos elevados, por isso a distribuição do Concept Hall tem sido estudada com muito carinho para que cada vez mais o torcedor ou visitante sinta-se convidado a circular por todo o anel inferior do estádio. O fato de colocar bares e lojas na região mais distante da rua, "força" a circulação do público por toda a extensão do anel, gerando maior interatividade e retorno ao comércio e serviço dentro do estádio. Essa medida ainda favorece os patrocinadores donos de camarotes dessa região, já que suas marcas ficaram expostas e em evidência para um maior número de visualizações.
A modernização do Morumbi está seguindo um caminho muito bom e competente, fazendo que aos poucos o "Sacrossanto" se transforme numa verdadeira Arena multiuso que rende e renderá muitos frutos e ganhos para o clube, além de encher o torcedor de orgulho de ter e poder frequentar sua casa de domingo a domingo, seja para jogos, shows, comer, comprar, passear, etc. Por isso não haveria cor melhor pra estampar o Morumbi que não fosse o vermelho...Vermelho Paixão, Paixão do torcedor!
A modernização do Morumbi está seguindo um caminho muito bom e competente, fazendo que aos poucos o "Sacrossanto" se transforme numa verdadeira Arena multiuso que rende e renderá muitos frutos e ganhos para o clube, além de encher o torcedor de orgulho de ter e poder frequentar sua casa de domingo a domingo, seja para jogos, shows, comer, comprar, passear, etc. Por isso não haveria cor melhor pra estampar o Morumbi que não fosse o vermelho...Vermelho Paixão, Paixão do torcedor!
Fonte: Boteco do Morumbi / @julioprieto