quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Eduardo Vargas escolhe o São Paulo, e acerto fica mais próximo

Atacante deseja atuar no clube e já disse isso ao empresário Cristián Ogalde, que também visitou Santos e Grêmio. Oferta foi enviada no dia 1º



Eduardo Vargas comemora gol do Napoli (Foto: Getty Images)
Eduardo Vargas está muito perto de ser reforço do
São Paulo (Foto: Getty Images)
A intensa disputa pela contratação do chileno Eduardo Vargas está cada vez mais próxima de ser vencida pelo São Paulo. A negociação se arrasta há mais de um mês, e pode ter entrado em seu capítulo final no primeiro dia de 2013, quando o clube formalizou uma proposta que atendia aos interesses do Napoli. A intenção é anunciar a chegada do atacante nos próximos dias. Os italianos gostariam de contratar um substituto antes de sua liberação para abafar a saída de um jovem que custou 12 milhões de euros.
Quem cuida de toda a transação desde o início é Cristián Ogalde, mesmo agente que tratou da venda de Vargas para o Napoli, e quase não aparece na mídia. No fim de novembro, ele visitou o CT do São Paulo, na Barra Funda, e, recebido pelo diretor de futebol Adalberto Baptista, conheceu a estrutura do clube. Gostou do que viu, mas mesmo assim foi também ao Santos. O Alvinegro esteve adiantado nas negociações, mas fez questão de ter o atleta, no mínimo, por um ano e meio. Também propôs ao Napoli um empréstimo sem custos, apenas com o valor do salário.
O Grêmio chegou a Ogalde em um segundo momento, também recebeu o empresário, mas o São Paulo já havia marcado território, e era mais vantajoso financeiramente. O clube paulista, caso feche mesmo o negócio, vai pagar integralmente o salário de Vargas, algo em torno de R$ 240 mil por mês. O presidente Juvenal Juvêncio gostaria de ter concluído a contratação do chileno antes da virada do ano, mas o período, repleto de recessos, atrapalhou.
O técnico Ney Franco confirmou que o nome de Vargas é trabalhado há algum tempo. Já na visita de novembro, Adalberto mostrou a Ogalde a importância que o chileno teria na equipe, taxado de substituto de Lucas, jogador mais caro da história do futebol brasileiro e ídolo da torcida. A presença do São Paulo na Libertadores e a consequente exposição para Jorge Sampaoli, novo técnico da seleção chilena, também foram fatores importantes. Vargas é um velho conhecido do treinador, do tempo em que trabalharam juntos na Universidad e conquistaram o título da Sul-Americana, em 2011. Isso lhe dá grande esperança de disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
O São Paulo dará início aos treinos da pré-temporada nesta sexta-feira, no CT de Cotia, quando os também atacantes Aloísio e Negueba serão apresentados. O desejo do clube é incorporar Vargas, pouco utilizado no Napoli na última temporada, o mais rapidamente possível ao grupo para que ele não fique defasado fisicamente no início da temporada, quando o time terá o compromisso de passar pelo Bolívar para chegar à fase de grupos da Libertadores.

Globo Esporte

Um comentário: