Entrevista com o publicitário Rui Branquinho, 42 anos, vice
presidente de criação da agência Y/R, eleito o profissional de
propaganda do ano e novo diretor de marketing do São Paulo.
Sua indicação foi muito comemorada por são-paulinos nas redes sociais. Por quê?
Não sei. Talvez por eu ter colaborado com o clube e feito algumas
coisas interessantes como as camisas 4-3-3-, 5-3-3 e 6-3-3, por eu ter
feito o CD infantil Coração de Cinco Pontas ou talvez por eu ser um
profissional de mercado. Isso é bom, mas outros profissionais também
podem fazer muito pelo clube, como já fizeram. De toda forma, isso me
obriga a trabalha mais.
Como o fato de ser um profissional de mercado pode ajudar?
Pelo fato de ter conhecimento sobre o assunto, mas é bom lembrar que
marketing de empresa é diferente de marketing de clube. No marketing de
empresa você tem uma verba para gastar e divulgar o produto, no
marketing de clube, você não tem verba alguma e tem de gerar recursos
para o clube.
Mais diferenças?
No marketing de empresas, há uma separação clara entre o departamento
comercial e o de marketing. No clube, não, eles são parceiros e
trabalham de forma conjunta.
E como será o trabalho?
Estou tendo reuniões com o Juvenal, o Adalberto e o João Paulo.
Precisamos ter uma definição do que se espera do clube daqui a dez anos.
Vamos internacionalizar a marca? Ou vamos optar por uma maior presença
no país? Vamos privilegiar um crescimento da torcida? Após definir um
objetivo claro, vamos trabalhar nele.
Nos últimos anos houve uma
grande movimentação social no Brasil. Formou-se uma nova classe social,
com um certo poder de compra. Vocês terão um marketing direcionado a
esse público?
Sem querer ser vaselina…Qualquer marca popular – de qualquer segmento
– comete suicídio se não estiver atenta a essa classe. A criação
daquele setor popular na arquibancada é prova viva da força e potencial.
Lota sempre. Gente que costuma ir menos vezes ao estádio ou nem ir
agora frequenta com mais regularidade. Óbvio que passa por produtos
também. Mas isso sempre foi uma preocupação do São Paulo: oferecer
produtos e experiência para toda faixa da torcida.
Fonte: Blog do Menon