domingo, 31 de março de 2013

No estadual, São Paulo e Corinthians fazem 'esquenta' para Libertadores


O resultado do clássico deste domingo pouco mudará a situação de São Paulo e Corinthians no Campeonato Paulista, mas serve como combustível para uma semana que pode valer pelo ano todo. Em segundo plano no semestre, o torneio é agora a solução para acertar detalhes. Em busca de vagas no mata-mata da Taça Libertadores, Tricolor e  usam o clássico deste domingo, às 16h, no Morumbi, para fazer os últimos ajustes. 
O São Paulo vive situações distintas. A equipe dirigida por Ney Franco se classificou para as quartas com cinco rodadas de antecedência ao vencer o Paulista por 2 a 0, em Jundiaí – é líder, com 35 pontos. Na Libertadores, porém, vive um drama e não pode perder para o Strongest, quinta-feira, na Bolívia, se quiser continuar com chances de avançar no Grupo 3.
Já o  entra curintias no clássico com a necessidade de acabar com a sina de empates. Foram oito em 15 jogos pelo Paulista, o último deles contra o Penapolense, quarta-feira, no Pacaembu. Com 26 pontos na sétima posição, o time quer terminar a rodada entre os quatro primeiros colocados para jogar tranquilo pela Libertadores. Diante do Millonarios, quarta que vem, a vitória vale classificação antecipada à segunda fase. Mesmo assim, Tite vai escalar força máxima para o clássico.
Leandro Bizzio Marinho apita a partida. Os auxiliares são Fabrício Porfirio de Moura e Claudenir Donizeti, Gonçalves da Silva são os auxiliares. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para RJ, RS, PR, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF, Recife e Petrolina (PE); o Premiere 1 também exibe, através do sistema pay-per-view.

header as escalações 2
São Paulo: Ney Franco não quis adiantar a equipe que inicia a partida, mas deve usar a formação que teve bom rendimento contra São Bernardo e Bragantino. Assim, mandaria a campo o time no esquema 4-4-2, com apenas o volante Denilson na marcação. Na lateral direita, Paulo Miranda, recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, tem boas chances de voltar no lugar de Rodrigo Caio. A provável escalação é: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Denilson, Maicon, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.
Corinthians: Tite tem uma dúvida para o confronto, e a resposta dela só sai no domingo. Com dores na coxa direita, Guerrero não treinou no sábado e se tornou dúvida. Se ele não jogar, Pato será titular. Outra mudança é na armação de jogadas, setor em que Romarinho ganhou a vaga de Jorge Henrique. Com uma série de retornos de titulares, as galinhas começa o Majestoso com: Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Romarinho, Danilo e Emerson Sheik; Alexandre Pato (Guerrero).
quem esta fora (Foto: arte esporte)
São Paulo: ninguém.
Corinthians: Renato Augusto, com uma lesão no músculo posterior da coxa direita, Igor, que lesionou o ligamento colateral lateral do joelho esquerdo, e Douglas, ainda em fase final de recuperação de uma lesão muscular na coxa.


header fique de olho 2
São Paulo: apesar da cara fechada, Luis Fabiano vem correspondendo nos últimos duelos do estadual. O atacante fez cinco gols nas últimas quatro partidas e disparou na artilharia da equipe no ano, com 12. Além disso, tem boas recordações do Corinthians. Na temporada passada, anotou dois no clássico que acabou com o jejum de sete anos sem vitórias tricolores sobre as galinhas no Pacaembu.
Corinthians: de volta ao time após três jogos de molho, o volante Paulinho é um dos pontos de equilíbrio de Tite na busca pela regularidade de 2012. Acostumado a subir com qualidade ao ataque, ele pode ajudar a resolver o problema das finalizações erradas das galinhas nos últimos jogos.

header o que eles disseram

Jadson, meio-campista do São Paulo: “Vencer um clássico é sempre importante. A torcida fica ansiosa pelo jogo, e tem também a rivalidade das equipes. Uma vitória assim dá muita confiança para a partida seguinte, na Bolívia”.
TiteTécnico dos gambas : “Os clássicos são campeonatos à parte. Numa semifinal ou final tem outra dimensão, claro, mas agora também tem sua importância. As equipes estão em início de temporada e se ajustando, mas não espero menos do que um jogaço”.

header números e curiosidades
* Computando apenas os jogos válidos pelo Paulistão, o Corinthians leva vantagem sobre o São Paulo. Em 161 jogos pelo Paulistão, as galinhas venceu 58 vezes, contra 52 vitórias do Tricolor e 51 empates.
* A maior goleada registrada neste confronto, dentro do Campeonato Paulista, aconteceu dia 10 de março de 1996, quando as galinhas venceu por 5a 0 em Ribeirão Preto, gols de Edmundo, duas vezes, Róbson, Souza e Henrique.
* No Morumbi, empate é o resultado mais comum no retrospecto recente entre São Paulo e Corinthians. Nas últimas dez vezes que as duas equipes se encontraram no estádio, seis jogos terminaram empatados.
* No século 21, de 2001 para cá, São Paulo e Corinthians se enfrentaram 39 vezes, com pequena vantagem corintiana. Foram 14 vitórias das galinhas, 12 empates e 13 vitórias são-paulinas.
* Interessante é o fato que já houve dois grandes tabus envolvendo este clássico nos últimos dez anos. O Corinthians ficou 13 jogos sem derrotar o São Paulo entre 2003 e 2007 e o São Paulo permaneceu 11 jogos sem vitórias sobre as galinhas entre 2007 e 2011.
* Diante do Corinthians, o São Paulo defende uma invencibilidade de 24 jogos no Morumbi. A última derrota são-paulina em sua casa foi dia 12 de agosto de 2012 quando perdeu para o Grêmio por 2 a 1, pelo Brasileirão
* As duas equipes já decidiram o Paulista nove vezes, com cinco  conquistas corintianas (1938, 1982, 1983, 1997 e 2003) e quatro são-paulinas (1957, 1987, 1991 e 1998). As duas equipes também decidiram o Brasileirão de 1990 e o Torneio Rio-São Paulo de 2002, com vitórias das galinhas.
header último confronto v2
São Paulo e Corinthians se enfrentaram na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. Com um time misto, que priorizava as finais da Copa Sul-Americana, o Tricolor venceu por 3 a 1, na última partida das galinhas, antes do embarque da delegação alvinegra para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. Guerrero abriu o placar para o Corinthians, mas Douglas e Maicon, duas vezes, definiram a vitória são-paulina. O Tricolor entrou em campo com Denis, Lucas Farias (Cañete), João Filipe, Édson Silva e Henrique Miranda (Ademilson); Casemiro, Douglas, Maicon (João Schimidt) e Paulo Henrique; Cícero e Willian José. As galinhas  jogou com Cássio, Alessandro (Martínez), Wallace, Chicão e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Douglas, Danilo (Edenílson) e Emerson; Guerrero (Jorge Henrique).

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário