segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Verdadeiro Futebol

SPFC x Tigre. Muita gente andou falando que o SPFC não sabe bater. Que o time é imaturo por isto. Eu confesso que eu nunca ouvi tamanha asneira e tampouco imaginei que são-paulinos agiriam ou pensariam um dia assim. É claro que me revolto com a pancadaria, com o anti-jogo, com a ausência do futebol, a catimba, as provocações. Mas convenhamos, futebol não é isso. Agir desta forma, é abrir mão do esporte, é esquecer do que rege o amor ao jogo, é pensar que gol é detalhe, esquecer de tudo de bom em prol do medíocre.
Eu tenho ásperas discussões por causa do Messi, do jeito de jogar do Barcelona. Como tinha sobre Zidane quando atuava. Esses dois foram os dois melhores jogadores que desde que nasci, via atuar no futebol. Pelé e outros só vi vídeos. Estes dois, estão e estarão presentes em minha memória como os caras que mais me fazem crer que o futebol tem sim esperança de não virar um basquete, um futebol americano. De transformar times em esquadrões de marcação que pensam em defesa como Fluminense deste ano, o Corinthians do Tite, o São Paulo do Muricy. Torcedor tem que entender que ganhar é bom, mas não a qualquer custo.
 
É evidente que comemoro título ganho mesmo com futebol feio. Mas, confesso que o futebol que jogamos em 2005 no Mundial por exemplo, foi vergonhoso. O que fizemos em 92 e 93 sim foi glorioso. Aquilo marcou época. Como o Barcelona de Messi marcou já e espero que continue marcando pois é o único que se presta a jogar assim. O que fizeram ano passado com o Santos foi o que o futebol precisa mostrar, que é uma arte, uma paixão e merece ser tratado como tal.
Ney Franco usa um estilo equilibrado porém agressivo com homens abertos, um 4-3-3. O futebol do São Paulo no final de 2012 é disparado o melhor e mais bem jogado de todos os outros times nesta reta final de ano como ano passado foi o Cruzeiro do Cuca no 1o semestre e este ano foi o do Galo. Cuca joga para frente, alegre, ousado, agressivo. E se perde, acham que foi horrível. Eu não acho. Eu queria o São Paulo jogando muito. Atuando com dignidade, alegria, honrando nosso clube e não se defendendo covardemente, enchendo o adversário de porrada, provocando, anulando ao invés de criar e jogar, fazer a bola fluir.
Sou fã de Lugano e não sou hipócrita de dizer que ele não batia ou se impunha. Mas, ele fazia isso com gente que merecia e nunca o vi fazer aquilo desnecessariamente. Contra um Neymar que ludibria arbitragens, contra chilenos e argentinos como os de semana passada, ele seria utilíssimo mas seria um mal contra outro. Se fosse o Barcelona, eles não humilhariam os argentinos com toques envolventes, posse de bola esmagadora e lances de efeito? Provavelmente. Fariam  a parte deles corretamente.
E é aí, são-paulino, que entra a diferença entre o certo e o errado. Vocês prefeririam o São Paulo sabendo bater ou jogando bola contra a violência, humilhando com a bola nos pés? Queremos um São Paulo maior ou um clube que se submete a ser como um time provinciano medíocre argentino?
Eu prefiro perseguir um São Paulo como foi o de Telê que inspirou Guardiola. O Barcelona demorou anos para isto mas conseguiu. Se não começarmos nunca, não chegaremos lá. Quero ver futebol e não pancadaria. Quero ver gol, futebol. Quero ver mais Lucas driblando e fazendo a diferença e não mais Fabões, quero mais Mirandas.
Cada um tem o direito de achar o que quiser, essa é minha opinião. Eu ensino meu filho de 3 anos que futebol é isso e não a pancadaria, futebol é jogar e não bater. Isso inclusive, retrata o lixo que o mundo é hoje pelas pessoas pensarem que os meios justificam os fins como um dia a Idade Média, pior período da humanidade, pensou.
Espero que mais pais pensem e ensinem seus filhos assim. Desta forma, o verdadeiro futebol nunca morrerá.
Morumbi x Arenas Novas. Depois que saiu a Arena Grêmio que ainda nem estreou, já começou o chororô de quem sempre vê a grama do vizinho mais verde. É incrível como é difícil valorizar o que se tem. Eu confesso que me assusto com isso.
Construíram um estádio numa área horrível de Porto Alegre, longe. Querem comparar com o Morumbi, digo Morumbi bairro! Para não falar de Porto Alegre x São Paulo como cidades. É uma tentativa inexistente pois é impossível comparar uma coisa com outra. Seria como comparar Manhattan com Itaquera.
Infelizmente, os problemas do entorno do Morumbi envolvem poder público. O rebaixamento do gramado por exemplo, envolveria mexer no lençol freático que passa por baixo do estádio e para isto, haveria de ter envolvimento do governo. A construção do estacionamento idem. Há quem julgue unicamente como descaso ou má vontade.  É necessário antes de tudo, bom senso e critério para as críticas terem validade, senão tornam-se nulas e vão-se com o vento.
Quando as obras de acessibilidade finalizarem e melhorarem consideravelmente a chegada e partida, quando acabar a reforma e modernização, aí sim poderemos dizer que se ficou bom, aprovamos ou não. Eu falava com outros, que também acho sensacional um novo local. Como engenheiro civil, eu gosto de obra e coisas novas, subindo, crescendo. Mas há de se respeitar a história e a relevância que o Morumbi tem para o futebol paulista, brasileiro e mundial.
OBS: Um dado importante para 2013: com os abatimentos exclusivos que a Dilma concedeu para a construção civil, a obra do Morumbi pode custar até 8,5% mais em conta que o esperado.
Sócio Torcedor 2013. O ST do Tricolor mudará em 2013. Provavelmente seja terceirizado para melhorias. O intuito, é de que só existam 3 planos no estilo bronze, prata e ouro. Variação de preços, privilégios de aquisição de produtos e ingressos e escolha de setores são algumas das vantagens.  A novidade, fica por conta da AMBEV que dará descontos progressivos aos sócios em diversas áreas e estabelecimentos.
Reforços Confirmados. Carleto, Renan Ribeiro, Aloisio e Negueba. Ainda falta gente…
Reforços a vir. O São Paulo intensificou negociações com 2 zagueiros, 1 lateral direito, 1 jogador ofensivo médio e outro ofensivo para atacante. Torçamos.
JJ. Acho que as coisas estão melhorando e muito devido à pressão dos insatisfeitos e da reviravolta que a torcida teve, passando a detonar o JJ. Eu apoio os insatisfeitos e estou com eles.
 
Mas não dá para pautar tudo como ação e atitude lixo. Igual o patrocínio master que conseguimos de R$ 25 mi fora prêmios e o Palmeiras ao qual fomos comparados como crítica, mentiu que era 25 mi, era R$ 18 mi, cairá 3 mi pela 2a divisão e foi medíocre, deu motivo para uma saravaida a la Rambo e depois ninguém fala nada.
Igual Penalty entre outros. Ultimamente, tem gente cega pela crítica como um dia muitos já foram pelo elogio.
 
Laor, o presidente do futuro? Há pouco tempo, Laor era o cara do futuro. Vejam que chegar ao topo (e nem chegaram) é mole. Ficar lá é muito mais difícil. O São Paulo que sempre passa por isto, sabe bem da questão.
Mas e o Laor? Perdeu Ganso, vendeu os craques, perdeu tudo que disputou a não ser o Paulista em 2012. Briga publicamente com Muricy. Fez discursos éticos sobre como o São Paulo agiu com Ganso. Passa 2 meses e eles anunciam acerto com Montillo sem falarem com o Cruzeiro…é inacreditável.
Cadê o cara do futuro? O Midas? Até porque, o Santos aumentou com ele suas dívidas em 328%. Ganhou títulos mas matou as finanças do clube. Ah, ele aumentou a renda. Aumentou. Mas gastou mais de 3 vezes o que podia. E hoje não tem mais time competitivo. Deve como nunca antes o Santos deveu. E uma hora sairá o Neymar. E quando sair, o Santos deve ficar mais alguns longos anos na míngua…
Fonte: Alexandre Zanquetta

3 comentários:

  1. Bss,voce tem alguma novidade do caso montillo no sp,se tiver,me informe!

    ResponderExcluir
  2. Fabio, as noticias são de que além do tricolor o atleta estaria sendo sondado por outros clubes. E como vc já sabe em leilão o sampa não entra

    ResponderExcluir