terça-feira, 16 de dezembro de 2014

79 anos do renascimento Tricolor

Hoje é dia 16 de dezembro. Há exatos 79 anos, tínhamos um acontecimento que iria interferir na sequência do futebol brasileiro e mundial: nascia, ou melhor, renascia o São Paulo Futebol Clube.

Fundado pela primeira vez em 25 de janeiro de 1930, fruto da junção de antigos dirigentes do Clube Athlético Paulistano e da Associação Athlética das Palmeiras, o São Paulo nasceu forte, comandado em campo pela lenda Arthur Friedenreich.

Nos gramados, tudo foi bem, com o título paulista de 1931 e o vice em 1932, 1933 e 1934, além do segundo lugar também no Torneio Rio-São Paulo de 1933. Fora das quatro linhas, porém, as coisas iam de mal a pior, com muitas disputas internas e a situação cada vez mais insustentável. O resultado foi o encerramento das atividades do clube e sua anexação pelo Clube de Regatas Tietê em maio de 1935.

Com muitos diretores indignados pela decisão, surgiram vários outros clubes na sequência, dispostos a não deixar a alma tricolor desaparecer. Mas foi em 16 de dezembro de 1935 que o retorno do São Paulo Futebol Clube, com mesmo nome, cores, escudo e uniformes foi sacramentado, sob a presidência de Manuel do Carmo Mecca.

A estreia no Campeonato Paulista de 1936 foi com uma vitória por 3x2 sobre a Portuguesa Santista e marcou o início de um período de muita luta. O restante dos anos 30 foi muito difícil, mas serviu de base para uma década de 40 totalmente gloriosa e que consolidou o São Paulo como uma das maiores forças do futebol brasileiro.

Hoje em dia, é muito comum ouvirmos comentários sobre falência, como parte das inúmeras lendas urbanas que existem sobre o Tricolor. Mas, como pode ser facilmente constatado, o São Paulo jamais faliu.


A torcida tricolor tem todos os motivos para comemorar no dia de hoje. Mais do que qualquer coisa, o dia 16 de dezembro é o símbolo da força dessas três cores, que, como uma fênix, tem o poder de renascer das cinzas. Há exatos 79 anos, o São Paulo Futebol Clube voltava para ficar, e para ser muito mais forte que antes. Definitivamente, retornava como um verdadeiro Soberano.
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário